Metabolismo: alimentos e hábitos que o aceleram

Metabolismo

Perder peso, de fato, nunca sai da fórmula: Gastar mais calorias do que você ingere. A forma clássica que praticamente todo mundo usa para gastar mais calorias é o exercício físico. Porém, você sabia que existem outras maneiras que você pode contribuir ainda mais para, tanto o gasto, como a economia de calorias? Uma delas é a maneira com que você lida com o seu metabolismo.

Ao ingerir certos alimentos ou ter certos hábitos alimentares, você pode estar tanto ajudando como atrapalhando seus esforços para emagrecer. De nada adianta nos esforçarmos para ter uma alimentação regulada se ela está sendo esquematizada de maneira errada ou se o seu corpo não está em seu estado normal de funcionalidade.

A insônia, estresse, nervosismo e ansiedade são verdadeiros vilões para o seu metabolismo e para o seu corpo de maneira geral. Por isso, antes de reorganizar seus hábitos alimentares, faça uma reflexão acerca da sua rotina e do seu estado de espírito. Procure hábitos mais relaxantes durante o dia e maneiras de aliviar o estresse. Aqui na Bemglô falamos sobre isso diversas vezes, que tal dar uma olhada no blog?

Passado o ponto de reorganizar a sua rotina e refletir sobre seus hábitos, existem alguns alimentos que vão ajudar com que o seu metabolismo seja acelerado e a perda de peso seja potencializada.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Chá-verde

Os antioxidantes presentes na bebida ajudam a acelerar o metabolismo. A recomendação é a de começar o dia com uma xícara para começar o processo logo pela manhã. Outro chá que é muito utilizado nos processos de emagrecimento é o Chá de Hibisco, que reduz gordura e ajuda na retenção de líquidos.

Carnes magras

As proteínas presentes nas carnes levam bastante tempo para serem digeridas, o que aumenta a sensação de saciedade por mais tempo. Isso faz com que o corpo necessite usar mais calorias para a tarefa.

Cereais integrais

Eles fazem parte do grupo de alimentos que aceleram o metabolismo porque possuem muitos nutrientes e são ricos em carboidratos complexos, que são liberados de maneira mais lenta no organismo e fornecem energia mais duradoura. Isso evita um problema que faz com que muitas pessoas ganhem peso: os picos de insulina. Experimente o arroz integral, a aveia e a quinoa.

Frutas cítricas

Graças a grande quantidade de vitamina C que elas possuem, elas são ricas em antioxidantes e fibras de baixa caloria. Ajudam a substituir as opções de doces e pães entre as refeições.

Utilize também temperos como a pimenta, gengibre, semente de mostarda e cebola em pós. Essas especiarias também auxiliam o metabolismo a trabalhar de maneira acelerada.

Alguns hábitos que aceleram o metabolismo

Comer várias vezes: Ao invés de pensar em café da manhã, almoço e janta, pense em muitas refeições. Coma várias vezes ao dia pequenas porções de comida saudável. Vale até trocar o lanche da tarde por comida “de almoço”! Exemplo: No lugar de pão com peito de peru e queijo, um tubérculo do bem (batata doce, aipim, baroa, etc….) e uma carne magra como frango. Garantia de saciedade e leveza!

Por fim, sempre prepare refeições e lanches para levar com você e ir comendo ao longo dia. Esse hábito requer organização e paciência, então tire sempre esse tempinho para preparar suas refeições do dia seguinte com amor e dedicação. Como você estará comendo várias vezes, o corpo deixará de estocar gorduras e calorias. Com isso, a produção de energia será maior. Tudo isso te ajudará a queimar calorias em excesso e a acostumar seu estômago com menos quantidades de comida.

Na luta contra a balança não existem milagres, mas tudo o que puder tornar esse processo mais tranquilo e prazeroso é de grande valia. Coloque essas dicas em prática e tenha uma vida mais saudável e feliz!

Reprodução Coração 1 de Thamy Albrecht

Reprodução Coração 1 de Thamy Albrecht

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *