Aldeias indígenas no Brasil para conhecer

aldeias indígenas

Constantemente vivemos cercados por carros e prédios, esquecendo que ainda existem vestígios dos primeiros habitantes do Brasil, os índios. A cultura, costumes e aldeias indígenas são muito ricas em aprendizado, mostrando que nem sempre é preciso de tecnologias para viver.

As tribos e aldeias indígenas são uma importante herança para o Brasil. Ricas em suas ramificações culturais, que acompanham tradições de décadas e inspiram nosso modo de viver hoje, elas ficam espalhadas pelas regiões brasileiras e resistem para continuarem em suas terras. Aproveitando que hoje é o Dia do Índio (19 de abril), conheça alguns lugares onde você pode conhecer e entender um pouco mais sobre a cultura indígena brasileira e se inteirar sobre os legados dos primeiros habitantes do Brasil:

Aldeias indígenas pelo Brasil

Dessana- Manaus

A tribo indígena ‘Dessana Tucana’ fica localizada logo às margens do Rio Negro, na Amazônia Brasileira. A visita pode ser organizada diretamente na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas e o acesso à tribo é apenas de barco. Porém, existem diversos passeios e pacotes diários em agências locais que podem te levar até eles. É uma das aldeias indígenas brasileiras que depende do turismo para sobreviver, além de dar uma recepção super amistosa, apresentando sua cultura e costumes da região. Para começar a visita e entrar de cabeça neste novo universo, o turista pode participar de uma cerimônia e uma dança junto aos índios. A tribo possui trabalhos lindos de artesanato e adora receber pessoas de fora!

Bertioga- São Paulo

Nem sempre é preciso ir muito longe para conhecer aldeias indígenas incríveis. Localizada em Bertioga- SP, na divisa com São Sebastião, a Reserva Indígena Guarani do Rio Silveira ocupa uma área de 948 hectares. Lá vivem cerca de 300 índios da etnia tupi-guarani. A visitação acontece com intermédio da Prefeitura de São Sebastião. Entre as atividades do local, há apresentação da aldeia, números de danças e palestras sobre a cultura indígena.

Xingu- Mato Grosso

O Parque Indígena do Xingu é considerado a maior e uma das mais famosas reservas indígenas do mundo. Localizado ao norte do Mato Grosso, numa área com cerca de 30 mil quilômetros quadrados, seu território abriga mais de uma dezena de etnias. As atividades disponíveis para os visitantes variam entre conhecer a Aldeia das tribos Wauja e Trumai, recepção pelos índios, demonstração de danças e rituais, histórias e lendas indígenas, e participação do cotidiano da aldeia.  Agências locais montam roteiros de até 3 dias.

 

Os índios são os verdadeiros donos das nossas terras, porém, ainda hoje permanecem à margem da sociedade e sem regularização de seu território. Por isso, aproveitamos para compartilhar o link da Mobilização Nacional Indígena, para que o movimento ganhe mais apoio e força para a justa demarcação do território indígena. Que os índios de nosso país sejam ouvidos e tenham seus direitos reconhecidos!

 

Bolsa Tear Franja Pied de Poule - Rede Asta

Bolsa Tear Franja Pied de Poule – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *