Alimentos com aditivos químicos: dicas para excluí-los da sua rotina

Alimentos com aditivos

Alimentos industrializados são práticos, rápidos de consumir e não tomam quase tempo algum na preparação. Mas você já ouviu falar do perigo que causam ao nosso corpo? Isso não é lenda. Os alimentos com aditivos químicos causam obesidade, hipertensão, diabetes e até câncer. Por isso trazemos algumas dicas importantes para remover os produtos com aditivos químicos da sua dispensa!

Os aditivos químicos são substâncias ou uma mistura dotada -ou não- de algum valor nutritivo que são intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico. Como exemplo temos: corantes, aromatizantes, adoçantes, conservantes, antioxidante, entre outros.

Todos esses alimentos com aditivos são um verdadeiro veneno para nossos corpos, podendo, a longo prazo, ser o pontapé para doenças crônicas. Por isso é preciso pensar nos malefícios ao organismo e procurar investir em uma mudança de hábitos gradativa, mesmo que pareça difícil de conseguir no início.

Como eliminar os alimentos com aditivos químicos da sua rotina:

Gradativamente faça substituições.

Toda mudança requer força de vontade, portanto a primeira regra é perseverança. Comece devagar, eliminando ou diminuindo o consumo de sucos de caixinha e refrigerantes. Opte por suco de frutas natural, água, chás ou água de coco.

Substitua cereal matinal e biscoitos por frutas e grãos in natura. Existe ainda uma grande polêmica com relação às barras de cereais. A mídia internacional vive alertando que as “barrinhas” possuem muito mais açúcar do que uma lata de refrigerante e mais gordura do que o queijo, corante, aromatizante, entre outros. Geralmente, as empresas usam um xarope de milho rico em frutose, que é um adoçante artificial que faz mal à saúde. Portanto, experimente trocar a barrinha por uma fruta!

Elimine alimentos congelados e enlatados.

Produtos industrializados como os enlatados e congelados possuem quantidades de sódio e outros conservantes extremamente alta. Os produtos químicos sintéticos usados para embalar, armazenar e processar os alimentos são inimigos silenciosos do nosso corpo. Outros alimentos com aditivos, como os congelados, perdem grande parte dos nutrientes quando submetidos às temperaturas negativas, além de possuírem um valor nutricional muito baixo.

Lembre-se: quanto mais natural a alimentação, melhor. Por isso, tente organizar-se para, uma vez por semana, dedicar um dia para comprar alimentos naturais e deixar pré-preparados na geladeira e congelador para o consumo ao longo da semana. Vale investir em verduras, legumes, grãos e carnes magras como um frango grelhado ou peixes. Quando estiver cozinhando, lembre-se de diminuir o sal e investir em temperos para dar sabor à comida, como manjericão, salsa, alecrim, entre outros. Temperos prontos nem pensar!

Leia o rótulo!

O rótulo é um meio de informação no qual encontramos informações sobre os produtos, como sua composição, valor nutricional, etc. É assim que saberemos de verdade se um alimento que se diz “natural” é, de fato, natural. Não menospreze a informação contida no rótulo, porque ali é que você conhecerá o produto que está adquirindo.

A lista de ingredientes é sempre colocada em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade na formulação do produto e o último é o que está em menor quantidade. Se a lista já começar com açúcar, por exemplo, corra! Isso é sinal de que a maior parte do conteúdo daquele produto é de açúcar. Outros ingredientes como: sódio, espessantes, emulsificantes, glutamato monossódico e gordura hidrogenada também devem ligar o alerta de perigo.

 

Quando procuramos ler as informações nutricionais dos ingredientes e nos preocupamos com uma boa alimentação, aumentamos em muito a nossa qualidade de vida. Por isso, reorganize sua rotina, procure hábitos saudáveis e substituições naturais, seu corpo agradece!

Avental Preto Mix de Estampas - Rede Asta

Avental Preto Mix de Estampas – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *