Alimentos ruins para o cérebro e que devemos evitar

Alimentos ruins

Existem alguns alimentos que são conhecidos pelo efeito devastador que causam no funcionamento do cérebro. Se certas comidas podem estimular a função cognitiva e melhorar a memória (é o caso do peixe, que contém ômega 3), outros alimentos são conhecidos pelo efeito devastador que causam ao funcionamento cerebral. Para ajudar na prevenção e melhora da saúde, listamos alguns alimentos ruins para o cérebro e que podem ser bem prejudiciais ao seu organismo. Confira!

Alguns alimentos ruins para o cérebro

Refrigerantes e bebidas dietéticas

O óleo vegetal bromado é utilizado na fabricação de bebidas e refrigerantes. Trata-se de um composto quimicamente sintetizado a partir de óleo de milho ou soja. Era muito usado na indústria química, especialmente na fabricação de plástico, mas a indústria de bebidas passou a usá-lo em refrigerantes. Esta substância é rica em bromo, um elemento químico que pode prejudicar a absorção de nutrientes como o iodo, causando perda de memória e doenças nervosas.

As bebidas dietéticas também possuem seus riscos. O aspartame, um adoçante artificial de baixa caloria usado em produtos dietéticos, também causa problemas de memória além da dificuldade de concentração, principalmente para quem trabalha com escrita e comunicação em público.

Fora o fato de que refrigerantes no geral possuem uma alta concentração de açúcar. O consumo em longo prazo de açúcar pode criar uma grande variedade de problemas neurológicos, interferir na memória e prejudicar a capacidade de aprendizado. Inclusive, a Coca-Cola lançou um desafio em que oferece US$ 1 milhão para pesquisadores e cientistas que encontrarem um composto de origem natural que possa substituir o açúcar nas bebidas e nos alimentos. Isso só comprova o quanto é recomendável que se evite produtos muito açucarados e com alto teor de frutose, pois são alimentos ruins para o corpo de maneira geral!

Molho de soja e outros alimentos com muito sal

Amplamente usado na culinária asiática, especialmente a japonesa, o molho de soja é muito saboroso e combina muito bem com peixes e vegetais grelhados. Porém, uma colher de sopa contém cerca de 40 por cento da quantidade de sal recomendada por dia pela Organização Mundial de Saúde!

Quantidades elevadas de sal (sódio) podem afetar a função cognitiva e prejudicar a capacidade de pensar. Além disso, o consumo de sal tem os mesmos efeitos das drogas, que causam crises de abstinência quando não são mais consumidas pela pessoa. Portanto, procure sempre preparar a sua comida com menos sal e mais temperos naturais, como alho, salsa, cebolinha, manjericão e afins.

Embutidos e processados

Bacon, salsicha, salame e presunto curado (como o prosciutto) podem ser deliciosos, mas causam danos ao cérebro. São alimentos ruins para o cérebro e para o nosso corpo em geral por serem riquíssimos em sal e proteínas e, ao consumi-los, o organismo usa uma dose extra de água e líquido para processá-los, deixando-o desidratado. A falta de hidratação do organismo causa uma série de problemas, dentre eles problemas cognitivos.

Avental Preto Mix de Estampas - Rede Asta

Avental Preto Mix de Estampas – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *