Amazônia e as suas funções poderosas

Amazônia

A Amazônia ocupa o centro de algumas questões científicas que estão vindo ao nosso conhecimento, por conta da grande mobilização #todospelaamazonia (www.342amazonia.org.br). Hoje quero ajudar a mostrar a importância em não quebrar esse ciclo perfeito. Vale a pena entender!

Como já sabemos, a Amazônia é muito importante para a manutenção do ciclo da vida, sendo a grande responsável por distribuir as chuvas dentro do Brasil. Vejam que interessante: quando a pressão da floresta diminui, atrai as nuvens carregadas, que estão sobre os oceanos,  formando os “rios atmosféricos” ou “rios voadores”. Esse fenômeno é chamado assim devido à sua enorme capacidade de transportar uma tamanha quantidade de água, em forma de vapor, para a tão falada floresta da chuva. Por isso, também, a preocupação com o desmatamento, que interrompe esse delicado equilíbrio, onde cada pequeno grão-de-areia é importante.

Sim, cada grão-de-areia conta. No caso, areia do Deserto do Saara. Isso mesmo! Ela é trazida até a Amazônia, pelos ventos. Ali depositada, essa areia recarrega os minerais do solo, ajudando assim, a fertilizar a floresta. Que viagem longa e incrível, né? Um exemplo magnífico de como a natureza age em conjunto!

Amazônia: grande gestora ambiental

 

As florestas tropicais, como a Amazônia, regulam a temperatura ambiental, combatendo os efeitos do aquecimento global, funcionando como um enorme “ar-condicionado” do mundo, de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Vale a pena dar uma passeada no site do IPAM-  www.ipam.org.br

A Amazônia ainda é um enorme mistério e podemos facilmente imaginar que estamos longe de saber tudo sobre ela.  Daí a grande importância em exigirmos leis de proteção, para que a pesquisa do seu potencial beneficie diretamente o nosso povo incluindo, claro, os índios.

A presença de instituições tradicionais como a FUNAI  www.funai.gov.br, criada em 5 de dezembro de 1967 para a proteção e preservação dos interesses dos indígenas, e o Museu Goeldi, nosso museu da Amazônia, com todo o seu acervo de pesquisa, são de suma importância para a manutenção dessa terra espetacular.

O Brasil é imenso e tão rico! O quanto dele você já conhece? É disso que vamos falar na próxima Quarta Gloriosa: Ecoturismo – aventuras coloridas, prontas para receber turistas de todo o mundo.

Beijos,

 

 

 

 

Colar Piu

Colar Piu

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *