A arte milenar dos chás

chás

O stress é um dos principais males da atualidade. A vida corrida do dia a dia, o caos da cidade e as dificuldades que enfrentamos diariamente deixa nossa saúde e bem-estar completamente debilitados. Os quadros de ansiedade são cada vez mais comuns entre a população, por exemplo. Nessas horas, os remédios acabam sendo uma alternativa para quem tem dificuldades para dormir ou simplesmente se acalmar. Mas porque não buscar por essa concentração por um método mais natural e menos nocivo para nosso organismo? Os chás são essa alternativa: possuem benefícios para além de um bom sabor, mas são verdadeiros combatentes quando nossos ânimos estão extrapolados.

Confira algumas receitas que podem te auxiliar:

Chás especiais para acabar com o estresse e a ansiedade

Camomila e Erva Doce

Essas duas ervas estão no topo de qualquer lista sobre bem-estar. São fáceis de se encontrar, baratas e de fato atuam diretamente com o estresse. A camomila possui um aminoácido que atua diretamente com a ansiedade, e a erva doce relaxa os nossos músculos e nos trás sensação de alívio. Em ambos os casos, o método é simples:

200ml de água

2 colheres de erva

Mel

Ferva a água, desligue o fogo e só então adicione as colheres da erva escolhida para o chá. Deixe descansar por 15 minutos até ficar com uma coloração bastante amarelada. Coe e adoce com um pouco de mel.

Melissa e Maracujá

Outras duas ervas potentes para o fim calmante são a Melissa, também chamada de erva cidreira, e flor de maracujá. O maracujá já é uma fruta conhecida como calmante, e o uso de suas flores intensifica a sensação de sonolência. A Melissa também tem essa propriedade, e é um ótimo remédio contra a insônia. Juntos, são a receita ideal para combater não só a insônia como ansiedade.

300ml de água

1 colher de folhas secas de Melissa

2 flores de maracujá

Diferente da receita anterior, leve a água ao fogo junto com as ervas, e deixe ferver por 10 minutos. Ao tirar do fogo deixe esfriar tampado e depois coe. Adoce como preferir.

Tília

Para casos mais drásticos de estresse, ansiedade e insônia, um dos chás potentes é o da erva de Tília. Porém, seu consumo em excesso não é indicado. Por isso, tenha em mente que só é recomendado uma dose de chá a cada 12 horas.

2 gramas de tília

150 ml de água

Com somente 2 gramas de Tília, entre flores e folhas, você consegue produzir uma xícara de chá. Basta unir 150 ml de água fervente e deixar descansar.

Louro

Por último, uma erva não muito conhecida para chás, muito menos para estresse. O louro enquanto chá atua diretamente com o nosso organismo, ajudando no emagrecimento e diminuição da retenção de líquidos. Mas o louro também atua intensamente em dores musculares, causando uma onda de relaxamento por todo o seu corpo, diminuindo as tensões do dia a dia que podem nos estressar.

10 gramas de folhas secas de louro

1 litro de água

Leve a água com as folhas ao fogo médio por 5 minutos. Quando estiver alcançando a fervura, retire e deixe descansar. Pode adoçar como preferir, mas tenha consciência de seu sabor forte. Acrescente canela para deixar mais agradável.

Com essas receitas, estresse nenhum será suficiente para atrapalhar seu período de descanso. Gostou? Conte pra gente!

 

So Bags Greens Verde - Conservador de Alimentos

So Bags Greens Verde – Conservador de Alimentos

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *