Autogestão: como aplicá-la na vida pessoal

Autogestão

No mundo globalizado, vivemos constantemente rodeados de estímulos e fatores que afetam nosso modo de viver. Propagandas, tecnologias e facilidade são apenas alguns desses fatores que influenciam direta ou indiretamente nossa existência. É nesse contexto que o conceito de autogestão deixa de ser destinado apenas a vida profissional, mas passa a ser determinante para uma vida pessoal saudável.

Autogestão é, normalmente, utilizada nos estudos de economia, visando o gerenciamento de um negócio. Porém, no texto de hoje, abordaremos o tema com um foco mais voltado para sua vida pessoal.

Falando especificamente da vida pessoal, a autogestão ajuda você a evoluir, de modo a obter sempre o melhor de si mesmo, valendo-se da percepção e dos recursos pessoais em todas as áreas da sua vida. Resumindo, ajuda você a fazer sua própria sorte, sendo o dono do seu destino.

O que é e qual a importância da autogestão na vida pessoal

Para entender esse conceito, é fundamental que saibamos exatamente qual o potencial que temos, não deixando que eventuais percalços no caminho minem nossa confiança e tirem o foco de nossos objetivos. Uma vez que temos ciência do nosso potencial, traçamos nossos objetivos e mantemos nossa confiança lá em cima, nos tornando senhores das nossas decisões e não mais entregando-as a terceiros.

Isso implica em organizar o nosso tempo, espaço, tarefas e lazeres. Entender o papel de cada processo a que nos submetemos e buscarmos uma equilíbrio naquilo que fazemos. Quando começamos a gerir as nossas vidas buscando esse balanceamento, fica mais fácil nos entendermos e focar naquilo que nos motiva e nos alegra pessoal e profissionalmente.

Curiosamente, nosso corpo é desenvolvido para nos mostrar isso tudo, funcionando de modo inteligente e integrado com nossos sistemas e nossa mente. O problema é que isso, muitas vezes, nos passa despercebido, caso não sejamos bons observadores.

Se for de nosso interesse obter o melhor que a vida tem a nos oferecer em todos os seus diversos aspectos, cabe a cada um assumir o controle de sua vida e mudar a jornada sempre que achar necessário, tendo sempre consciência de seus passos. Claro que isso tudo não é fácil, pois exige um alto nível de maturidade e postura mental, além de um projeto de vida bem pensado.

A partir do momento que reunimos todos os requisitos para gerir nossas vidas, percebemos que só nós podemos construir nossos próprios caminhos. Então, não se deixe abater diante das dificuldades da vida e da possibilidade de cometer erros, pois também é com eles que aprendemos a acertar!

 

Caderno Tamanho Médio Autografado Por Gloria Pires

Caderno Tamanho Médio Autografado Por Gloria Pires

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *