Leitura e bem estar: como melhorar a saúde da família

Bem estar

O livro As Cinco Estações do Corpo, de João Curvo e Walter Tuche, é um guia do bem-viver indicado a todas as idades: prático e recheado de receitas saborosas e saudáveis para conquistar a saúde física e emocional. Por abordar temas pertinentes à pessoas de diversas faixas etárias, é uma leitura recomendada para toda a família, pois assim todos poderão lidar com o bem estar e a saúde do corpo de maneira apropriada.

Autor de uma série de títulos sobre alimentação natural e bem-estar, o nutricionista e naturopata João Curvo, célebre pelos excelentes resultados em mudanças de hábitos alimentares de centenas de pacientes, trata, na primeira parte do livro, da alimentação nas cinco fases de desenvolvimento do organismo humano: da concepção à vida fetal, a infância, a puberdade e a adolescência, a vida adulta e a terceira idade.

As estações do corpo

Na primeira estação, a gestante adquire orientações e receitas simples sobre como se cuidar durante a gravidez e cuidar de seu recém-nascido. Na infância, período em que a alimentação das crianças costuma tirar as mães do sério, João Curvo traça um caminho zen contra as dificuldades cotidianas: nesta fase, as crianças comem menos, e as frutas picadas para serem comidas com as mãos entre as refeições são ótima fonte de nutrientes.

É preciso ainda muito respeito, segundo ele, com as preferências e as aversões a alguns alimentos que a criança levará para a vida adulta. Ele sugere uma alimentação flexível, mas com refrigerantes, balas, pudins cremosos e chocolates reservados para os fins de semana.

Na adolescência, sucos e saladas devem receber prioridade. João Curvo lista os alimentos que mais “sujam” o corpo dos jovens: sanduíches ricos em queijos gordurosos e maioneses, especialmente os hambúrgueres feitos com carne de má qualidade, excesso de corantes, frituras, pizzas, gratinados e chocolates, que por serem muito gordurosos sobrecarregam o fígado e a vesícula biliar.

Como bons hábitos influenciam no seu bem estar

A vida adulta é a estação mais longa, que vai dos 19 aos 65 anos. Quem bebe muita água, diminui o sal e o açúcar, come saladas cruas e sucos, peixes e doses moderadas de vinho tinto terá, sem dúvida, uma velhice com saúde e vitalidade. Ele ensina também que chás evitam gases, lista alimentos que limpam os intestinos e previnem o câncer.

Já na terceira idade, é preciso estar atento aos suplementos vitamínicos e minerais e aos alimentos que rejuvenescem, como os peixes, frutos secos, azeite de oliva, frutas cítricas, sucos, feijões em geral, claras de ovos e mel.

Na segunda parte do livro, Walter Tuche fala da importância do movimento e da atividade física para todas as idades. Ele relaciona as atividades adequadas para cada uma das cinco estações do corpo, cálculos para controle da obesidade, demonstrando que boa alimentação e atividade física são a fórmula mais eficaz para a felicidade.

Todos nós precisamos entender melhor o que faz bem e mal para o nosso corpo, pois só assim conseguiremos melhorar o nosso rendimento no dia a dia, evitando fadigas, doenças e cansaços extremos. Faça uma boa leitura e reorganize seus hábitos, para melhorar a sensação de bem estar no dia a dia!

Livro As Cinco Estações do Corpo

Livro As Cinco Estações do Corpo

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *