Biotipo segundo a Medicina Ayurvédica: conheça os Doshas

Biotipo

Talvez você nunca tenho ouvido falar sobre Doshas nem seja muito familiarizado com a Ayurveda, uma das práticas ancestrais indianas para saúde que fala a respeito de cada biotipo.

Se este for o seu caso, vale a pena procurar entender um pouco sobre esta ciência e seus benefícios.

A Ayurveda é uma ciência, ao mesmo tempo, simples e complexa. Sua tradução literal é “ciência da vida”, que como em todas as práticas ancestrais da Índia, propõe autoconhecimento para a melhora da saúde em todas as esferas.

Quem não se interessaria de saber um pouco mais sobre o seu próprio corpo, estilo de vida e bem estar? Pois é justamente isso que a Ayurveda promove, através da descoberta do seu Dosha, ou seja, o seu biotipo.

Esta medicina utiliza os cinco elementos – terra, éter, ar, água e fogo – e os relaciona ao três tipos de biotipos existentes dentro desta concepção, que são os Doshas Vata, Pitta e Kapha.

E através desta lógica é que se investiga a constituição de cada um na Medicina Ayurveda.

Os Doshas na Medicina Ayurvédica, que falam sobre o biotipo

Esta é um maneira de simplificar as coisas, mas há muitas variáveis que influenciam na hora de determinar a natureza do Dosha de alguém.

É muito raro uma pessoa pertencer completamente a apenas um tipo de Dosha, pois normalmente, somos uma mistura de dois. São sete as possíveis constituições de um biotipo ayurvédico: Vata, Pitta, Kapha, Vata/Pitta, Pitta/Kapha, Vata/Kapha e Vata/Pitta/Kapha.

Vata

Sua força é constituída pelos elementos éter e ar, sendo a proporção de cada um desses elementos, determinante para indicar a intensidade das atividades desta força, que são secar, resfriar, agitar, suavizar e mover. Domina a respiração, o piscar dos olhos e os movimentos dos músculos e dos tecidos do corpo, além de emoções e sensações, tais como nervosismo, medo, ansiedade, dor e tremores. O sentido é o tato.

Pitta

Sua força vem da dinâmica entre água e fogo e seu poder de transformação. Rege a digestão, a absorção, a nutrição, o metabolismo, a temperatura corporal, a inteligência e a compreensão. Emocionalmente, a raiva, o ódio e o ciúme são de seu domínio.

Kapha

Equilíbro entre água e terra. Kapha é a força provedora do material que nos estrutura fisicamente, mantendo a resistência, o vigor e a estabilidade do corpo. Lubrifica as articulações, dá hidratação à pele, é responsável pela capacidade da memória e pelos sentimentos de apego e mágoa, perdão e amor.

Análise dos Doshas

Para analisar o Dosha, é necessário a observação do corpo físico, dos traços mentais, comportamentais, intelectuais e de saúde, que dizem muito sobre nós.

O objetivo principal de conhecer o seu Dosha é buscar a harmonia e o controle das características dominantes, evitando doenças, confusões mentais e melhorando os relacionamentos interpessoais, trazendo benefícios e equilíbrio em diversas área da vida.

Busque um pouco mais de informações sobre esta arte de viver que é a Medicina Ayurvédica e harmonize-se!

Reprodução Coração 3 de Thamy Albrecht

Reprodução Coração 3 de Thamy Albrecht

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *