Bolo Red Velvet sem glúten

bolo Red Velvet

O Red Velvet, conhecido por aqui como “Veludo Vermelho” é um dos bolos mais vendidos nos Estados Unidos. O bolo vermelho se popularizou durante a Segunda Guerra Mundial, quando estavam faltando certos alimentos e os chefs não estavam conseguindo mais fazer os bolos tradicionais. A solução encontrada na época foi usar a beterraba como ingrediente, pois contém açúcar em suas propriedades, além de uma grande quantidade de ferro. Hoje em dia, a beterraba não é mais usada como na época, sendo substituída pelo corante vermelho.

Nesta receita, é claro que não abriremos mão da beterraba, tão colorida e saudável e além disso, a nossa versão é sem glúten. Abrir mão do glúten pode parecer algo difícil no começo, mas é bem mais simples do que pensamos. Se você já ficou um período sem glúten, deve ter percebido a diferença que fez em seu organismo, principalmente com relação à retenção de líquido. Hoje, a gente trouxe uma receita de bolo sem glúten que vai matar a vontade de quem ama o tradicional americano Red Velvet.

Anote tudo, prepare esta receita e seja feliz!

Receita bolo Red Velvet sem glúten

Ingredientes

– 1 beterraba pequena, descascada, crua

– 2 claras

– 1 ovo

– 1 xícara de farinha sem glúten amina

– 1 xícara de açúcar de coco (ou mascavo)

– 1 xícara de óleo de sua preferência: coco, girassol, azeite.

– 1 e 1/2 colher de café de fermento

– Cacau em pó para polvilhar na fôrma

Atenção: quanto ao açúcar, evite o demerara, porque interfere na cor da massa. Se quiser fazer uma quantidade maior, basta dobrar a receita.

Modo de preparo

No liquidificador, bater a beterraba, as claras, o ovo inteiro e o óleo. Bater bastante, para que não fiquem pedaços de beterraba, mais ou menos 4 a 5 minutinhos. Pré-aquecer o forno em temperatura média. Transferir a mistura para um bowl, acrescentar o açúcar, misturar e aos poucos acrescentar a farinha enquanto mexe com um fuet. Acrescentar o fermento. Despejar a mistura em uma fôrma untada com óleo e polvilhada de cacau em pó (não usar farinha para polvilhar pois fica branca e atrapalha a cor do bolo depois). Levar ao forno por mais ou menos 45 minutinhos ou até o palito sair limpo.

Fica lindo, delicioso e levinho! Que tal preparar hoje mesmo?

Conjunto Bowl 4 Peças em Aço Inox

Conjunto Bowl 4 Peças em Aço Inox

Comprar

2 Comments

2 Comments

  1. [email protected] says:

    Meu bolo ficou clarinho por dentro, nem rosinha ficou.
    Onde estaria o erro?

    1. Bemglô says:

      Oi Suzana, na verdade culpa nossa pela foto 🙁 desculpas. O bolo não fica tão vermelhão quanto esse da foto. Essa versão natural sem glúten tem um tom vermelhinho bem mais suave. Mas nem rosinha ficou? Você usou toda a beterraba da receita?

      bjinhos 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *