Cardápio de natal saudável para uma ceia deliciosa

Cardápio de natal

Para quem procura manter hábitos saudáveis, principalmente quanto à alimentação, as festas de fim de ano são um verdadeiro teste de fogo. Normalmente, é nessa época do ano em que as pessoas cometem os maiores exageros à mesa. Com isso, vêm aqueles temidos quilos a mais. Para esse ano, o que você acha de tentar fazer diferente, apostando num cardápio de natal mais saudável? No post de hoje apresentaremos algumas dessas receitas.

Vale lembrar que aqui, no Blog da Bemglô, existem diversas outras receitas incríveis e saudáveis para incrementar o seu cardápio de natal. Clique aqui e confira!

Aperitivos para o seu cardápio de natal

Castanhas, nozes, avelãs e amêndoas são ótimas dicas de aperitivos naturais que estão sempre presentes no cardápio de natal. Além de conter selênio e antioxidantes, eles também têm propriedades que regulam os níveis de colesterol. Frutas secas também são ótimas pedidas para acompanhar você durante a noite, até o prato principal! Elas são ricas em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades responsáveis por melhorar o seu humor e diminuir a ansiedade.

Assado de peru com mandioquinha

O peru é a carne mais saudável para a sua ceia. Por ser mais magro, ele é mais indicado do que o chester, o tender ou o pernil, mas todas estas opções têm alto teor de nutrientes, como o ferro e as vitaminas do complexo B. Confira essa deliciosa receita de assado de peru com mandioquinha!

Ingredientes:

1 litro de leite desnatado

1 quilo de mandioquinha descascada e cortada em pedaços

Sal a gosto

1 cebola ralada

2 dentes de alho amassados

2 colheres de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para untar

3 xícaras de chá de carne de peru assada e desfiada

1 lata de milho escorrido

1/2 xícara de chá de molho de tomate

4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioquinha no leite com sal até ficar macia. Reserve o leite que sobrar e passe a mandioquinha no espremedor. Enquanto isso aqueça o azeite e doure o alho e cebola. Refogue o peru desfiado por um minuto e junte o milho, o molho e tomate e o leite. Cozinhe por 15 minutos, sempre mexendo, até o molho encorpar. Feito isso, unte um refratário com azeite e espalhe o refogado de peru. Cubra tudo com purê de mandioquinha e salpique queijo ralado. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida! Uma boa dica é adicionar frutas leves, que ajudam na digestão.

Peru assado ao molho de ervas e lâminas de abóbora com gergelim

Ingredientes

1 peru

1 cebola

1 alho poró

1 fio de azeite

200 ml de aceto balsâmico

1 garrafa de vinho branco

Sal à gosto

Pimenta à gosto

1 pires de gergelim

Meia unidade de abóbora cabocha

Ervas frescas: tomilho, alecrim e sálvia a gosto

Preparo

Marine o peru com todos os ingredientes, menos a abóbora e o gergelim. Deixe na geladeira por 24 horas e vire no meio do tempo. Asse em forno médico por aproximadamente 3 horas. Lamine a abóbora em fatias finas e asse com a casca. Salpique o gergelim. Sirva o peru com as lâminas assadas.

Para acompanhar o prato principal escolhido, o arroz integral é uma ótima pedida, pois tem mais nutrientes e mais fibras, que dão uma sensação maior de saciedade. Além disso, se você tem o hábito de beber nas festas de fim de ano, evite destilados. Aposte nos vinhos e espumantes, que são menos calóricos.

Sobremesa leve pro cardápio de natal

Pavê de Limão e Morango sem Bolacha

Ingredientes:

300 gramas: Morangos;

185 mililitros: Suco de limão natural;

245 gramas: Farinha de trigo branca;

1 colher de sopa: Baunilha essência;

395 gramas: Leite condensado light;

200 gramas: Creme de leite light;

80 gramas: Açúcar cristal orgânico;

4 unidades: Gema de ovo;

4 unidades: Clara de ovo;

2 colheres de sopa: Adoçante culinário em pó.

Modo de preparo

Higienize os morangos e os limões.

Separe 9 morangos para a decoração e pique os restante (cerca de 200 gramas), extraia o suco dos 4 a 5 limões. Reserve.

Peneire a farinha de trigo. Reserve.

Preaqueça o forno a 200ºC.

Creme de Limão: Numa vasilha misture o leite condensado, o creme de leite e 100 ml de suco de limão e continue misturando até ficar homogenio. Deixe descansar por 15 minutos na geladeira.

Calda de Morango: Em uma panela coloque os restantes morangos picados, 2 colheres de sopa de adoçante culinário (ou açúcar) e 5 colheres de sopa de suco de limão, deixe descansar, por 25 minutos. Leve ao fogo médio por 5 minutos, deixe esfriar, escorra reserve a calda separada dos morangos.

Pão de ló: Bata as claras em neve com uma pitada de sal, acrescente 80 gramas de açúcar, continue a bater até ficar consistente. Desligue a batedeira, acrescente as gemas, a farinha lentamente, a baunilha e misture bem com o fouet (batedor manual). Forre um tabuleiro de aproximadamente 25 X 38 cm com papel vegetal, unte-o com creme vegetal, espalhe a massa de pão de ló e leve ao forno por 10 minutos. Deixe o pão de ló esfriar e desenforme, separe-o cuidadosamente do papel vegetal, corte os canto se estiverem queimados. Coloque o pão de ló sobre uma superfície limpa e corte tiras de 4 a 6 cm de largo (5 a 7 tiras) de acordo com o seu refratário.

Montagem: Utilize um refratário e espalhe uma camada fina de creme de limão, por cima cubra com tiras de pão de ló ligeiramente umedecidas na calda, novamente um pouco de creme de limão, em seguida pedaços de morangos da calda, repita a operação finalize com o creme de limão (preencha os cantinhos com o pão de ló). Com os morangos reservados decore o pavê a seu gosto.

Leve o Pavê de Limão e Morango sem Bolacha à geladeira por 5 horas ou até o servir.

 

Jogo Americano Redondo

Jogo Americano Redondo

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *