Chapada Diamantina, santuário ecológico fascinante

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um santuário ecológico fascinante! O clima de esoterismo e paz, sempre presente no dia a dia da comunidade, faz com que muitas pessoas continuem visitando esse lugar incrível vindo de grandes centros urbanos e até de outros países, à procura de autoconhecimento, espiritualidade, contemplação e uma vida mais sustentável.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é considerado a maior e melhor rota de Trekking e Turismo de Aventura do Brasil. Com inúmeras alternativas e trilhas para todos os gostos, somada à possibilidade de mais de 10 modalidades de esporte de aventura, esse é o paraíso para pessoas que buscam um momento de reflexão interior.

A Chapada abriga, em seus mais de 150.000 hectares repletos de vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas, como no Vale do Capão. A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas. O Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi criado na década de 80 e hoje atua como órgão protetor de toda essa exuberância.

A chapada possui seis localidades de apoio para os viajantes, a que possui melhor estrutura é a cidade de Lençóis, mas o ideal é separar o tempo e ficar um pouco em cada lugar para poder aproveitar de fato toda a região do parque.

Lençóis é uma linda cidade histórica com grande vocação turística e é considerada o portal para Chapada e possui a maior infraestrutura da região. Já a pequena vila de Igatu possui sinais de sua história estampada em suas construções e no estilo de vida tranquilo dos moradores. O vilarejo possui diversas atrações, como as ruínas das casas de pedra construídas pelos garimpeiros e as trilhas que seguem para diversas atrações naturais, como o Vale do Pati.

Destinos terapêuticos na Chapada Diamantina

Não deixe de conhecer a Cachoeira do Buracão, incrivelmente linda. Fica em Ibicoara ao sul da Chapada Diamantina. É considerada uma das mais belas da região, localizada em um cânion emoldurado por pedras folhadas. Para conferir os seus 85 metros de altura o viajante precisa fazer uma trilha super agradável à margem do rio.

O Morro do Pai Inácio, principal cartão postal da chapada, possui 1.120 metros de altitude. É outro lugar especial, de onde se tem uma vista deslumbrante de uma boa parte do parque.

Um dos melhores banhos da Chapada está localizado em Nova Redenção. Uma gruta com águas cristalinas, em que o azul vivo da água é resultado da luz do sol. O lugar se chama Poço Azul. Lá é permitido nadar e realizar flutuação!

Nos meses de dezembro a fevereiro é a época de cheia, deixando as cachoeiras com um volume maior de água. Em junho é comemorado a festa de São João, tradicional e inesquecível. Já no período entre novembro e janeiro pode chover bastante, enquanto de Abril a Setembro as águas dão trégua e as temperaturas não são tão extenuantes. Planeje seu passeio e boa viagem!

Colar Mandala Ipiabas Vice Versa G - Rede Asta

Colar Mandala Ipiabas Vice Versa G – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *