Coletor menstrual, uma prática sustentável e libertadora

Coletor menstrual

Um absorvente demora cerca de 100 anos para se decompor na natureza. Se levarmos em consideração que uma mulher usa, em média, 11.000 absorventes em sua vida, pode-se imaginar o quanto o meio ambiente sofre com a ação humana. Sendo assim, que tal propagarmos uma ideia sustentável, higiênica e empoderadora? Conheça um pouco mais sobre o coletor menstrual e adote essa prática que é tudo de Bemglô!

O coletor menstrual dispensa o uso de absorventes descartáveis e é, inclusive, apontado por alguns especialistas como mais higiênico e seguro à saúde feminina. Ele funciona como um absorvente interno, mas é reutilizável e pode ser usado por até 12 horas sem necessidade de troca. Ele coleta todo o sangue da menstruação, bastando removê-lo e higienizá-lo para que ele possa ser utilizado novamente.

Além disso, ele é feito de silicone e dura até 10 anos! Quando fazemos as contas, percebemos que são toneladas de absorventes que deixam de ir para aterros sanitários quando trocamos os absorventes convencionais por coletores menstruais.

Os absorventes tradicionais do mercado não se degradam com facilidade, o que significa que, ao chegarem nos aterros, o processo é ainda mais demorado do que a estimativa prevê. Isso sem contar que o algodão é uma das matérias-primas essenciais para produção de absorventes descartáveis e o seu cultivo além de trabalhoso é caro, além de ser uma das plantações que mais utilizam agrotóxicos no mundo.

Como o coletor menstrual pode ser uma opção mais saudável e empoderadora

É necessária uma maior análise da produção dos absorventes comuns. As grandes produtoras dos absorventes que encontramos nas prateleiras realizam testes (desnecessários) em animais. Eles também possuem produtos bioacumulativos que permanecem no nosso corpo por décadas.

Isso tudo sem contar as fragrâncias e outros químicos adicionados no produto final, além do plástico, que bloqueia a ventilação necessária para manter a saúde vaginal.

Infelizmente a sociedade construiu um tabu, transformando a menstruação feminina em algo que deve ser escondido, quando, na verdade, não há nada mais natural do que o ciclo menstrual.

Mulheres não podem e não devem sentir-se envergonhas em discorrer sobre práticas positivas que podem ajudar a lidar com o que lhes é íntimo, de uma maneira mais natural e menos prejudicial ao meio ambiente. O coletor menstrual, além de sustentável, é empoderador.

Empodere-se!

Boneca Carmen M - Rede Asta

Boneca Carmen M – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *