Comemorações de ano novo pelo mundo

Ano novo

Na maior parte do mundo o Ano Novo é celebrado no dia 1º de janeiro, de acordo com o calendário gregoriano. Porém, existem diferentes povos ao redor do planeta que celebram o início de cada ano de acordo com suas próprias culturas. Selecionamos alguns exemplos de comemorações ao redor da Terra para você conhecer um pouquinho mais da cultura mundial!

Ano Novo judaico

Celebrado nos dois primeiros dias do sétimo mês do calendário hebraico (a data cai entre setembro e outubro), o Ano Novo judaico é chamado de Rosh Hashanah. Para os judeus, esse é um tempo de autorreflexão, para pensar nos erros cometidos no ano interior e nos planos para melhorar o comportamento no ano que começa. A comemoração é marcada pelo consumo de maçãs mergulhadas em mel como um símbolo de doçura para o novo ano.

Ano Novo tailandês

A data é celebrada entre 13 e 15 de abril e é chamada de Songkran. Os tailandeses costumam comemorar seu o novo ano molhando uns aos outros com pistolas d’água e mangueiras. A água simboliza a esperança de que o ano novo traga boas chuvas. Além disso, todas as estátuas de Buda são lavadas também, para trazer boa sorte e prosperidade.

Ano Novo islâmico

O Ano Novo Islâmico, ou Hijri, é comemorado no primeiro dia do Muharram (o primeiro mês do calendário islâmico). Como o ano lunar islâmico é onze ou doze dias mais curto que o calendário solar gregoriano, o Ano-Novo cai em datas diferentes a cada ano, normalmente entre setembro e dezembro. O dia é marcado por reflexões, orações especiais e jejum.

Ano Novo Hindu

Acontece em 1º de março no sul da Índia, 1º de outubro no leste e no centro indiano e 14 de abril na comunidade tâmil. O Réveillon hindu, também conhecido como Festa das Luzes, dura cinco dias. A comemoração incluiu lamparinas, incensos e fogos de artifício para afastar as forças do mal. O Ano-Novo hindu varia entre as regiões da Índia pois depende do estudo dos astros. Além disso, celebra o retorno da deusa da prosperidade, Lakshmi.

Já falamos aqui no blog também sobre o Ano Novo Chinês. Vem saber mais sobre essa cultura clicando aqui!

 

Ímã Asakusa de Caio Ortiz - Compota

Ímã Asakusa de Caio Ortiz – Compota

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *