Comidinhas Rápidas e Marmitas

marmitas

Ficou chique levar marmitas para o trabalho. Tempos atrás, levavam marmitas somente os trabalhadores que não tinham dinheiro para comer em restaurante todos os dias. Hoje, com a crescente conscientização da importância das escolhas alimentares em relação à forma e energia do corpo, vemos que muitos que podem pagar para comer fora, não estão querendo mais se alimentar diariamente com as comidas de restaurantes e, então, optam por levar uma marmita caseira. A marmita ficou charmosa e relacionada a quem se cuida. E geralmente na marmita de quem sai cedo de casa, o prato costuma ser “o jantar de ontem”, que bem arrumado pode ser até mais saboroso. E com certeza mais econômico.

Uma cozinha equipada incentiva o ato de cozinhar. Panelas adequadas, boas facas, liquidificador, “mixer”, centrífuga e “air-fryer”, facilitam a vida de quem tem que trabalhar fora e ao chegar em casa, preparar uma refeição.

Boas panelas como as de aço inoxidável e as de cerâmica que são mais caras, duram bastante e não desprendem na comida elementos nocivos à saúde. Já as panelas de alumínio são baratas, mas ao longo do tempo podem nos trazer sérios prejuízos à saúde e com isso, acabam saindo bem mais caras. Pequenas frigideiras, como aquelas para um só ovo, são ideais para um casal ou para quem mora só.

Panelas que cozinhem ao vapor conservam mais os elementos nutritivos dos alimentos e ajudam a economizar energia. Panelas elétricas para fazer o arroz e ao mesmo momento cozinhar legumes ao vapor, economizam o tempo na cozinha para o preparo da refeição. Além disso, diminuem o número de panelas para serem lavadas.

Já as chapas elétricas que vão à mesa para grelhar legumes, cogumelos e carnes, também podem produzir refeições rápidas e saudáveis. São práticas na hora da limpeza.

Descascadores de legumes também facilitam no corre-corre. Alguns, além de descascar, podem dar a forma de espaguete nos vegetais em frutas. Assim rapidamente poderemos preparar por exemplo um “Spaghetti Squash”. Abóbora, abobrinha e melão, são exemplos de alimentos que se forem cortados em tiras (como espaguete) podem ser rapidamente cozidos e servidos com um molho de tomate e queijo ralado.

A boa apresentação e a criatividade nas diferentes formas de preparo, fazem com que a repetição dos mesmos alimentos (como legumes e frutas) não traga uma monotonia alimentar para as marmitas.

Cozinhar um tipo de batata ou mandioca quase não suja nada e pode ser feito em quantidades maiores para serem guardadas no freezer e consumidas aos poucos em um café da manhã (como por exemplo a batata doce no lugar do pão) ou em uma outra refeição principal em outro dia. Grelhados e omeletes podem ser rapidamente preparados para compor a porção proteica da refeição.

Refeições rápidas para a hora das marmitas

As sopas são grandes aliadas nas dietas e nos jantares do dia a dia. Devemos evitar as chamadas “sopas de entulho” onde misturamos inúmeros vegetais. Estas sopas geram mais gases intestinais e ficam com sabor indefinido. O ideal é preparar as chamadas “monosopas” ou seja, sopa de um só legume e ervas aromáticas. Assim podemos um dia ter uma sopa de cenoura, em outro dia uma de abóbora, em outro a de abobrinha, de beterraba, batata baroa…

O preparo destas sopas é muito simples, bastando refogar um pouco de alho e cebola, acrescentar o legume escolhido, cozinhar cerca de 20 minutos, bater no liquidificador e depois ajustar o sal e temperos como cheiro verde, noz moscada, gengibre ou uma pimenta. Também podem ser condicionadas no freezer para que à noite seja consumida acompanhada, por exemplo, de 2 torradas.

Sanduíches caseiros podem fazer parte e marmitas saudáveis, dependendo da escolha dos recheios. Os recheios saudáveis podem ser variados entre queijos magros (ricota, cottage, queijo de minas), verduras, tomate, atum, ovo, frango e pasta de tofu. Um sanduíche com uma fruta (ou suco) podem virar um jantar ou um almoço em meio ao corre-corre.

Congelados de comidas saudáveis também facilitam a vida. No dia em que almoçar ou jantar uma comida congelada, procure também comer cerca de 3 frutas frescas.

E para que de fato tudo seja prático, mantenha a sua cozinha limpa. Lembre-se da regra básica do “se sujou, lavou” para não deixar acumular na pia panelas, pratos, copos e talheres sujos, daquela forma que gera preguiça só de olhar, e com isso dar asas para emergir a ideia de pedir uma pizza, um fast-food ou algo assim!

 

 

 

 

 

 

Passadeira Tear Zig Zag Preta e Branca - Rede Asta

Passadeira Tear Zig Zag Preta e Branca – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *