Como criar um bom local de estudos

Local de estudos

Estudar é uma tarefa fácil para alguns, mas para outros, é um desafio conseguir sentar e se concentrar, tornando-se algo desgastante e sem sucesso. Antes de mais nada, é preciso repensar toda sua rotina e local de estudos. Dessa forma, é possível identificar onde está o erro e adequar tudo ao seu perfil.

O local de estudos ideal pode variar bastante de acordo com cada pessoa, mas algumas características são básicas e fazem toda a diferença para o cérebro e também para o nosso psicológico. Uma mesa mais limpa e clara, por exemplo, pode ser bem mais convidativa e te ajudar a iniciar todo o processo, eliminando desde já aquela preguiça inicial.

Decida um período de estudos, separe calendários, que você pode imprimir ou criar o seu próprio, e se planeje. Esta fase é muito importante para ir criando memórias e referências para sua mente e facilitará o processo, do início até a sua conclusão.

Agora  confira nossas dicas de decoração para deixar o seu local de estudos perfeito e prático.

Criando um ambiente favorável para o seu local de estudos

Iluminação

A luz ideal é a natural durante o dia, que é clara na medida certa e ativa o cérebro enviando a mensagem de que é “hora de acordar”. Se for estudar a noite, providencie um abajur que ilumine o local exato de estudo.

Postura

Ajeite a cadeira de forma que sua postura fique correta e que suas mãos fiquem na altura confortável para digitar ou escrever. Se a cadeira deixa muito espaço entre suas costas e o encosto, experimente colocar uma almofada para deixar o corpo encaixado e confortável.

Acabe com as distrações

Se você é muito disperso, escolha o local mais tranquilo e silencioso da sua casa para criar este ambiente favorável ao estudo. Deixe de fora computadores, celular e televisão, para que nada atrapalhe e desvie sua atenção. Uma dica é desligar a Internet do celular no horário de estudos e somente ligar quando terminar tudo.

Temperatura

Deixe janelas abertas e procure estar confortável sempre. Se algo assim estiver te incomodando, é claro que este momento será tudo, menos agradável e eficaz.

Visual

Quando estudamos o que não faltam são livros e materiais de consulta. Portanto, aposte em prateleiras e caixas organizadoras para colocar este material disponível e com fácil acesso. Vale até colocar etiquetas nas páginas e organizar cada grupo de materiais por assuntos e disciplinas. Na parede, cole listas e lembretes de forma organizada e simétrica para ajudar o seu cérebro a alinhar e “engavetar” tudo dentro da cabeça.

 

Agora é só seguir nossas dicas e se jogar nos livros!

 

Abajur Quadrado G - Crafta

Abajur Quadrado G – Crafta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *