Como descartar cosméticos corretamente

cosméticos

De uns anos para cá, muito tem se falado e discutido a respeito da reciclagem e do uso desenfreado de produtos que agridem o meio ambiente. Um segmento que tem chamado mais atenção é o de cosméticos. São esmaltes vencidos, maquiagem velha, cremes, embalagens e por aí vai. Já parou para pensar em como você joga isso fora e no estrago que pode causa? Pensando nisso, a gente te ajuda a descartar cada tipo de cosmético do jeito certo. 😉

Descarte corretamente cosméticos

Esmaltes vencidos

Antes de mais nada, use o bom senso e entenda que aquele líquido do esmalte pode entupir ralos, matar animais e poluir o mundo. Aparentemente inofensivos, os esmaltes possuem componentes tóxicos ao meio ambiente que podem contaminar a água e o solo, prejudicando o ecossistema e até mesmo a nossa saúde. Caso o fabricante do produto não ofereça a coleta, a recomendação é limpar os vidrinhos para separá-los da tampa de plástico e descartá-los em seus respectivos lixos. Se o líquido ainda estiver mole, despeje-o totalmente numa folha de jornal (nunca ralo abaixo) e deixe a química evaporar. No caso de estar duro, misture acetona e mexa até dissolver todo o produto.

Maquiagem

Descartar cosméticos como pó, blush, gloss, rímel, batons, é mais fácil que o caso dos esmaltes, pois esses produtos são considerados orgânicos, ou seja, não agridem a natureza e podem ser depositados no lixo comum. O mesmo vale para aqueles à base de cera, como lápis para olhos.

O problema são as embalagens, que são prejudiciais ao meio ambiente. Elas devem ser limpas adequadamente e suas partes separadas conforme o material que é composto. Vidro, metal, plástico esses são os materiais mais comuns encontrados em recipientes desse tipo que precisam ser destinados às respectivas coletas.

Mais dicas

Que tal ter consciência já na hora da compra? Antes mesmo de comprar o cosmético, já é possível pensar em como será descartado. Para isso, compre somente a quantidade necessária para evitar que ela vença antes de terminar o uso. Sempre que possível, utilize os produtos até o fim. O esmalte, por exemplo, poderá ser utilizado para retocar salto de sapato, copos, vasos e mais aonde sua imaginação mandar.

Use sua criatividade e tenha sempre em mente o lugar de destino para seus produtos.

Até a próxima!

Batom Bemglô

Batom Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *