Como evitar o desperdício dos alimentos

desperdício

Cerca de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, e ainda assim cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida são descartadas todo ano. Neste cenário, segundo dados do Instituto Akatu, o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida. Um cenário alarmante que precisa ser revisto para que menos pessoas passem fome e os alimentos sejam melhor aproveitados. Pensando nisso, a Campanha Mundial Stop Food Waste está em seu segundo ano com uma única missão: lutar contra o desperdício e incentivar o uso consciente dos alimentos.

Com a chamada “Salve o alimento!”, o Brasil e mais 10 países unirão forças no próximo dia 27 de abril. Por 10 dias, promoverão ações de conscientização à população sobre como se alimentar sem desperdício. A campanha ocorre em conjunto ao Grupo Compass, maior empresa de serviços de alimentação e suporte do mundo. No Brasil, ela é responsável pela alimentação diária de mais de dois milhões de pessoas.

Como parte da iniciativa, a GRSA | Compass Group oferecerá a seus clientes aulas sobre como evitar o desperdício no dia a dia, com receitas que utilizam alimentos em sua totalidade. “Algumas escolas já solicitaram as aulas para alunos e funcionários, pois entendem que essa ferramenta é uma solução que não só conscientiza, mas cria uma linha de aprendizagem sobre alimentação que as crianças levam para a vida, o que é exatamente o que queremos”, conta Erika Sperati, diretora do Negócio Educação da GRSA.

Para a Bemglô, está é uma causa urgente e necessária, que pode começar hoje na sua casa, com pequenos hábitos no dia a dia. Por isso, confira abaixo três receitas feitas com sobras de alimentos. Ao invés de jogar fora, reserve o restante do seu almoço ou jantar e descubra receitas novas.

Receitas deliciosas e que evitam o desperdício

Salpicão de talos

Ingredientes

2 talos de salsão

1 xícara de salsão folha

4 talos de folhas de couve

3 talos de beterraba

270g de peito de grango

cebola e alho

1 maçã verde

1 maçã vermelha

1 suco de limão

170g de maionese

170g de iogurte natural

azeite

sal e noz moscada a gosto

Preparo: Desfie o peito de frango cozido e refogue com cebola, alho e azeite. Corte os talos e maçãs lavadas bem fino e em cubinhos. Junte ao frango desfiado e acrescente o suco de limão. Tempere com sal, noz moscada, maionese e iogurte. Sirva gelado.

Suflê de arroz

Ingredientes

2 xícadas de arroz já cozido

3 gemas

3 claras em neve

margarina

1 xícada e meia de leite

sal

queijo ralado

Preparo

Triture o arroz em um processador e junte aos poucos as gemas, margarina, leite e sal a gosto. Sem bater, incorpore a clara em neve, misturando levemente. Unte a travessa onde for servir, despeje a mistura e polvilhe o queijo. Leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Bolinho de sobras

Ingredientes

Sobras de carne moída ou frango desfiados já prontos e temperados

cebola e alho

cheiro verde picado

1 xícara de leite

1 xícara de farinha de trigo

Farinha de rosca para empanar

1 cubo de caldo de carne ou de sua preferência

sal e pimenta

Preparo:

Refogue cebola e alho a gosto e acrescente a carne com os temperos. Junte a farinha de trigo e misture bem. Acrescente o leite e misture até se tornar uma massa que desgruda da panela. Cozinhe por 4 minutos sem parar e mexer. Ao esfriar, molde pequenos bolinhos como um quibe. Para fritar, empane direto na farinha de rosca, sem ovo ou leite.

Viu como é fácil fazer uma boa comida? Ainda mais quando garantimos que não tem desperdício indo pro lixo. Quando fizer em casa, nos conte o que achou. E não deixe de saber mais sobre a campanha Stop Food Waste em: www.stopfoodwasteday.com.br

 

 

So Bags Greens Verde - Conservador de Alimentos

So Bags Greens Verde – Conservador de Alimentos

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *