Como reutilizar coisas em casa e proteger o meio ambiente

Reutilizar coisas em casa e proteger o meio ambiente

De artigos de decoração, agrados para seu pet e até economia de energia, existem diversas maneiras de reutilizar coisas em casa! Confira nossas dicas no post de hoje e descubra tudo o que você pode aproveitar na sua casa, evitando o desperdício e ajudando na proteção do meio ambiente!

O ato de reutilizar um objeto que iria para o lixo, transformando-o e dando a ele uma nova função, se chama upcycle. Essa é uma atitude sustentável que faz com que você reutilize o lixo que, na verdade, não é lixo, é somente um material que, com um pouquinho de criatividade, se tornará algo totalmente novo. Vem descobrir como!

Como reutilizar coisas em casa?

Cobertores e toalhas

Como reutilizar cobertores e toalhas? Caso você tenha animaizinhos, pode reutilizar seus cobertores e toalhas para que eles tenham um lugar para sentar e dormir! Basta esticá-los em algum local bem confortável para os seus bichinhos! As toalhas velhas também podem ser usadas como panos de chão.

Sementes de frutas

Acabaram as frutas? Não precisa jogar as sementes no lixo! Plante-as no quintal ou em pequenos vasos, faça uma pequena horta caseira ou comece sua própria compostagem doméstica, reduzindo sua geração de resíduos orgânicos, emissões de gases de efeito estufa e aliviando os aterros sanitários.

Energia

Essa é para os dias frios! Depois de utilizar o forno do seu fogão e desligá-lo, deixe a porta do mesmo aberta para reutilizar a energia do calor e esquentar o ambiente.

Borra de café

Fez café e sobrou borra? Não jogue fora, borra de café pode ser um ótimo aliado para o crescimento sadio de suas plantinhas! Para utilizar a borra de café como um fertilizante mais suave, misture (apenas a borra de café) com água, com a proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água.

Além de tornar as plantas mais produtivas, a reutilização do café protege, pois é um grande repelente para certos tipos de larvas, caracóis e lesmas e também elimina bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo. Para isso polvilhe um pouco da borra de café na base das plantas.

Caixas de papelão e plástico bolha

Você pode reutilizar as caixas de papelão e plástico bolha para acomodar louças e itens frágeis quando for organizar uma mudança.

Roupas velhas

Roupas velhas podem virar panos de limpeza. Também é possível transformar seus jeans velhos em objetos de moda, como bolsas e tecidos para almofadas. As artesãs da Rede Asta, por exemplo, desenvolveram uma linda almofada jeans em oficinas com as artesãs do grupo Costurando o Amanhã.

Ela é feita com reaproveitamento de jeans e enchimento de fibra confort trisoft. O maior charme é o bordado colorido feito à mão pelas artesãs bordadeiras do grupo. E de possuir um formato super fofo, de cometa, fazendo jus à “Coleção Cosmos”. Porque não levar uma pra você?

Jornais

Você também pode reutilizar coisas como o jornal velho para a proteção da sua mesa na hora da refeição. Por exemplo, coloque alguns jornais embaixo da toalha de mesa: Isso ajudará no caso de acidentes com derramamentos de bebidas.

Cascas de banana

Use a casca da banana para polir o sapato. Além de não ser tóxico, é mais ecológico que o polimento tradicional.

Use o lado de dentro da casca, esfregando no sapato como se fosse graxa de sapato. Depois de ter esfregado a banana no sapato, pegue um pano macio e lustre-o, prontinho!

Cascas de laranja e limão

Auxiliam na manutenção do açúcar mascavo mais suave, evitando assim a formação de “pedras” de açúcar. Adicione lascas de limão ou laranja no recipiente onde guarda seu açúcar mascavo, isso ajudará a mantê-lo úmido evitando que se torne difícil de utilizar.

 

Almofada Jeans Bordado Cometa - Rede Asta

Almofada Jeans Bordado Cometa – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *