Crianças e leitura: como despertar o interesse pela leitura

Crianças e leitura

Não é de hoje que existe o grande desafio de fazer crianças e leitura se relacionarem de maneira criativa e natural. O hábito da leitura durante a infância estimula a criatividade e as habilidades linguísticas, de memória e conhecimento, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção. Seja em casa ou nas salas de aula, as opções de incentivo são inúmeras e às vezes funcionam e fazem diferença na vida de quem aprendeu a gostar de ler. Vem conferir!

Segundo a autora Délia Lerner em seu livro “Ler e escrever a escola: o real, o possível e o necessário”, uma das questões mais desafiadoras nas escolas é desenvolver praticantes da leitura e escrita, o que vai muito além de simples decifradores do sistema da língua.

Portanto, é fundamental que haja incentivo à crítica, à busca pelo que existe nas entrelinhas e à formação de opinião própria frente ao que o autor defende. Ler vai muito além do que pensamos e, quando descobrimos esse prazer, não tem mais volta!

Dicas para melhorar a relação de crianças e leitura

Liberdade

A leitura jamais deve estar associada a algo cansativo e negativo. A apresentação das obras é essencial para prender a atenção e estimular a insistência na leitura. Nas séries iniciais é interessante que os pais leiam junto com os filhos as obras, demonstrando o encantamento da história através da entonação da voz e evitando que haja distração, tão comum nesta idade. Faça perguntas sobre o que entendeu da história, questione o que ela mais gostou. Assim, a criança aprende a associar esse hábito com carinho e diversão.

Parceria entre todos

Família e escola devem caminhar juntos nessa “empreitada”. Os pais em casa devem influenciar seus filhos a lerem, sendo também leitores e os levando para conhecer livrarias, bibliotecas e eventos com contação de histórias. Além disso, descubra quais são os assuntos de interesse da criança, para chamar sua atenção para os temas que mais lhe atraem, transformando os momentos de leitura em uma atividade em família.

Tecnologia em nosso favor

Já que a presença do digital é tão forte desde cedo, invista em leitores digitais que possuem uma luz especial para leitura e podem reunir inúmeras obras. Além disso, existe a opção de participar de grupos de leitura e assim estimular o senso crítico dos pequenos o quanto antes, melhorando a relação das crianças e leitura, tornando este um hábito prazeroso.

Cantinho da imaginação

Outro ponto importante é organizar um “cantinho de leitura”, com gravuras, objetos e pequenos textos, e estimular a criança a frequentá-lo e a manusear o material. Quanto mais confortável ela estiver nesse ambiente, melhor. Esse também deve ser um espaço de criatividade, para trabalhar suas habilidades cognitivas. Uma boa ideia é incentivar a criança a criar suas próprias histórias e desenhá-las.

 

Tudo é válido nesse desafio. Seja um livro com a capa mais bonita, temas variados ou brincadeiras com a história, o importante é fortalecer essa relação de crianças e leitura, procurando despertar sempre o interesse delas por esse hábito, para que no futuro isso seja uma prática comum no dia a dia. Uma sociedade que lê mais, é melhor informada, mais crítica e reflexiva. E cá entre nós, o mundo precisa de mais pessoas assim, não é mesmo? 😉

Boa leitura!

Livro 40 Anos de Gloria - Autografado

Livro 40 Anos de Gloria – Autografado

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *