Cuba: A viagem ideal para quem ama um ritmo latino!

Cuba

Se o futuro parece promissor aos olhos dos cubanos, a nós visitantes é o passado que encanta. Cuba é uma revolução congelada no tempo. No apogeu da modernidade, uma ilha atemporal, mas na iminência de (mais) uma transformação. A cultura musical cubana de sangue quente, por sua vez, pode ser encontrada praticamente em cada esquina. Se você ama o ritmo latino, Cuba está esperando por você!

Seja nas antigas casas noturnas de Havana, nos cafés musicais cheios de suingue em Santiago de Cuba ou durante o Carnaval em Trinidad de Cuba, você sempre encontrará música e dança por toda a ilha.

Cuba inteira tem cafés de música local: o Casas de la Trova, onde se toca música a partir de 11h da manhã até tarde da noite e os ouvintes acabam dançando com descontração entre as mesas. Aqueles que quiserem uma aula particular de salsa, rumba ou chá-chá-chá podem ir para a Casa del Son em Havana. Esta escola de dança fica em um sóbrio prédio colonial no centro histórico da cidade. Os professores, que falam inglês, têm uma paixão contagiante pela música.

Em Havana há tantos palcos de música e clubes musicais antigos e fantásticos que é bem difícil escolher só um. Um dos mais tradicionais é El Gato Tuerto, um clube de jazz dos anos 1950, onde o bolero é muito popular.

A Casa de La Musica é um excelente local para dançar. Grupos musicais se apresentam com frequência e você pode cair na rumba até o raiar do dia. Uma casa de salsa tradicional, que tem liberação para receber turistas.

Porém, há vezes em que só a música já basta para que um lugar nos conquiste, não importa qual. É fácil se deixar cativar por essa legião de artistas tão talentosos. Por isso, como a rua é o espaço natural para as performances, a cidade está sempre em festa!

Sentar em um bar ao longo da Calle Obispo no cair da noite, pedir um mojito e, de brinde, presenciar uma música deliciosa é de fazer qualquer um abrir o sorriso!

Muita história no coração de Cuba

Uma das paradas que é muito recomendada é no bar La Bodeguita Del Medio (Calle Empedrado 207). O famoso escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961) viveu duas décadas na ilha e elegeu esse o seu bar favorito. Inclusive grafou em suas paredes: My mojito in La Bodeguita, My daiquiri in El Floridita.  Não tem como não se apaixonar pelo La Bodeguita. O bar conquista admiradores pelas paredes que emanam tradição e pelo mojito, é claro. Possivelmente “o melhor mojito do mundo” de Cuba!

Inclusive, em San Francisco de Paula, que fica a cerca de 15Km de Havana, foi onde Hemingway viveu. A casa está como o escritor a deixou e é agora o Museu Hemingway.

Seja pela história, gastronomia ou pela música, Cuba é um país à margem de um mundo massificado, que apesar de uma decadência aparente, manteve-se singular, autêntico e fiel à sua própria história. E se é certo que há algo um tanto melancólico em tamanho anacronismo, há também algo de muito valor que espera ser descoberto por novos visitantes, que levarão consigo para sempre memórias marcantes!

Faça as malas e boa viagem!

Weekend Bag

Weekend Bag

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *