Cuidar do lar: papel de toda a família

cuidar do lar

Assim como temos acompanhado mudanças importantes na sociedade, também na dinâmica das famílias novos hábitos estão modificando a rotina. Antes, a casa, assim como tudo o que estava relacionado a ela, ficava apenas a cargo da mulher, mas o dia feminino ficou curto para administrar o tempo entre cuidar do lar e dar conta das tarefas do trabalho. Esse processo aconteceu nos Estados Unidos, Canadá e na maioria dos países europeus, muito antes de nós, aqui no Brasil.

Claro que, com tantas funções, ficou óbvio que seria muito justo e saudável dividir as tarefas domésticas entre os membros da família. Graças à isso, hoje podemos estabelecer uma nova rotina dentro das nossas casas, onde cada um tem uma responsabilidade pelo todo: o nosso lar.

Organização doméstica: cuidar do lar é um processo contínuo, assim como a manutenção dos laços familiares.

Nossa casa reflete nossa essência, nossa organização emocional e relacionamentos. Segundo a neurolinguística, nosso cérebro armazena tudo que captamos através dos nossos sentidos, positivo e negativo, sem nenhum filtro assim, todos os méritos e problemas enfrentados durante a ação serão compartilhados junto com as responsabilidades, tornando a execução uma conquista de todos.

Antes de começar faça um planejamento de limpeza e tarefas da casa. Depois, cada dia da semana será preenchido em horas no calendário, e decidam, juntos, quem poderá executá-la. Pronto! Hora da triagem – o que já não nos serve poderá servir à outra pessoa:

Ao fazer o que é mais penoso e demorado, ganhamos motivação para fazer o mais simples e/ou o que nos agrada mais, vira recompensa.  Se o seu dia começa às 07hs, o primeiro horário de trabalho da casa será às 07hs, com a preparação do café da manhã. Se o jantar costuma ser às 20hs, o último horário do calendário será às 21hs ou 22hs, dependendo das tarefas que cada um terá depois do jantar.

Reúna todos da família; tente organizar as tarefas das crianças antes de uma atividade de lazer, como um estímulo para não ficarem com preguiça.

É importante que o trabalho doméstico não se torne punição nem castigo. Assim, um discurso positivo, de cuidado com o lar, de aprender cedo a administrar as atividades de estudo ou profissionais e a casa, ajuda todos a manter o foco.

Faca um calendário para organizar melhor as tarefas, facilitará e muito esse exercício para toda a família.

Veja essas dicas bem-humoradas, de como dividir as tarefas de casa de forma saudável e sem sofrer muito com isso.

Permita que o outro faça do jeito que achar melhor. Desde que o resultado seja alcançado, o método pouco importa.

Beijos,

 

Batom Líquido Matte Bemglô

Batom Líquido Matte Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *