Culinária Ayurveda: Kichadi, arroz com lentilha e especiarias

Culinária ayurveda

Segundo a Ayurveda, existem três constituições básicas (doshas), de acordo com os elementos que predominam em cada indivíduo. Vata (ar e éter), Pitta (água e fogo) e Kapha (água e terra). Quando esses elementos estão em equilíbrio, estamos saudáveis, potentes. Do mesmo modo, quando os desequilíbrios acontecem, adoecemos. Existem alguns alimentos da culinária ayurveda que beneficiam esses três doshas; e a receita de hoje está de acordo com esses ensinamentos!

O Kichadi, uma mistura de arroz, lentilha e especiarias, é considerado um alimento sátvico, isto é, um alimento harmônico, equilibrado e que produz um mínimo de toxinas quando ingerido. É uma receita bem tradicional a culinária ayurveda, que beneficia todos os doshas, equilibrando principalmente o tipo vata.

O arroz integral cateto, presente na receita do Kichadi, é rico em carboidratos complexos, cálcio, sódio, vitaminas do complexo B, proteínas e fibras alimentares. Apesar de ser considerado calórico – cerca de 50 gramas do alimento contêm, aproximadamente, 180 calorias – o arroz cateto é altamente benéfico e oferece boas doses de energia ao organismo.

Já a lentilha vermelha também traz imensos benefícios: é rica em proteína, aumentando a resistência a nível muscular, além de ajudar a manter bons níveis de energia. Além de tudo isso, a ela desempenha um papel importante na produção da serotonina, associada à sensação de felicidade.

Receita de Kichadi, típico da culinária ayurveda

1 copo de arroz integral cateto (deixado de molho na noite anterior)

1 copo de lentilha vermelha (também deixada de molho na noite anterior)

3 cenouras raladas

Meio alho poró cortado em fatias finas

1 colher de sobremesa de cominho em pó

1 colher de sobremesa de cúrcuma

Sal a gosto (dê preferência ao Sal Rosa)

Salsinha fresca

Alecrim fresco

Ghee (pode ser obtido derretendo-se a manteiga lentamente –em banho maria, por exemplo – até que toda sua água se evapore e os sólidos do leite se separem da gordura)

Modo de preparo:

Refogue o alho poró, a cúrcuma e o cominho no ghee por alguns minutos e em seguida acrescente o arroz. Acrescente o sal e a água até que fique três dedos acima do nível do arroz, aguarde uns dez minutos e acrescente a lentilha. Depois de mais dez minutos, acrescente a cenoura ralada. Quando a água evaporar, prove e veja se está no ponto. Se for necessário, acrescente mais um pouco de água. Assim que toda a água evaporar, acrescente a salsinha e o alecrim fresco, desligue o fogo e deixe descansar por mais alguns minutos com a panela tampada. O kichadi deve ficar pastoso.

Você também pode usar o arroz branco ou bismati ao invés do arroz integral. Se assim escolher, coloque a lentilha e o arroz juntos, pois eles levarão o mesmo tempo para ficarem prontos.

Sirva quente, acompanhado de um quiabo refogado no óleo de coco, com mostarda em grão, sal e cominho, fica uma delícia!

Conjunto Jogo Americano Fuxico - Rede Asta

Conjunto Jogo Americano Fuxico – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *