Culinária budista: croquete vegano do bem

Culinária Budista

Cozinhar e saborear o alimento pode provocar efeitos semelhantes aos experimentados na tradicional meditação. Esta é a filosofia da culinária Shôjin, praticada nos mosteiros que seguem a tradição do zen budismo. A culinária budista segue o preceito de que aquilo que nós comemos é sem dúvida uma questão importante, mas ela também dedica maior atenção a como nós comemos.

Sendo assim, aplique alguns conceitos da culinária budista no preparo da sua refeição. Respeite os alimentos, deixando de julgá-los pela aparência, de discriminá-los e tenha os mesmos cuidados e consideração para com todos. Além disso, mantenha o ambiente sempre agradável: esteja em família e converse sobre assuntos positivos, nada que possa causar aflição, angústia ou discórdia.

É o silêncio que ajuda a transformar o cozinhar em meditação. Segundo os monges, conseguimos perceber, na cozinha, como está nosso lado emocional. Na culinária Shôjin, como se denomina a culinária budista, as cores e os sabores dos alimentos devem sempre ser levados em conta para um perfeito equilíbrio.

Não podem faltar, em uma refeição, amarelo, branco, verde, vermelho, preto ou roxo e marrom; e os sabores ácido, picante, amargo, salgado e doce. Então aprenda a preparar um croquete colorido, vegano e saboroso!

Receitas da culinária budista

Croquetes de abóbora japonesa, batata e batata-roxa, com molhos de melancia e marolo

Ingredientes

Para os bolinhos:

500g de batata

500g de batata-roxa

500g de abóbora japonesa

200g de farinha de trigo

200g de farinha de rosca

Sal a gosto

200ml de leite de soja

2 litros de óleo de soja

Para o molho de melancia:

200g de melancia

100g de açúcar

20g de amido de milho

Para o molho de marolo:

1 unidade de marolo (fruta típica do Cerrado)

 

Modo de preparo

Para os croquetes:

Cozinhe a batata, a batata-roxa e a abóbora japonesa separadamente em água até que fiquem macias. Em seguida, passe cada purê em uma peneira para deixá-los lisos. Amasse as massas até formarem um bolo homogêneo e tempere com sal a gosto. Faça bolinhas com cada uma das massas e reserve sobre uma placa ou assadeira.

Separe três recipientes: um com farinha de trigo, outro com leite de soja e outro com farinha de pão. Passe as bolinhas na farinha, depois no leite de soja e, por fim, na farinha de pão. Esquente uma panela com óleo a 160° C. Frite até que fiquem douradas.

Para o molho de melancia:

Descasque a melancia e bata no liquidificador. Passe em uma peneira. Leve ao fogo o suco da melancia, o açúcar e o amido de milho dissolvido em um pouco de água. Mexa sempre até o molho espessar.

Para o molho de marolo:

Descasque o marolo e depois retire suas sementes. Com o auxílio de uma faca, pique a fruta até formar uma pasta homogênea.

Montagem

Risque um prato com o molho de melancia e de molho de marolo e disponha os bolinhos sobre eles. Arrume a mesa bem bonita e tenha uma refeição tranquila, agradecendo tudo que está disposto nela. Esse é um momento para compartilhar a vida!

Jogo Americano Redondo

Jogo Americano Redondo

Comprar

2 Comments

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *