Curiosidades sobre as Olimpíadas

Difusor de Essência Bemglô 200ml - Avatim

Difusor de Essência Bemglô 200ml – Avatim

Comprar

Hoje inicia-se oficialmente as Olimpíadas, um dos maiores eventos do mundo, bem aqui, em nosso país. Este evento que reúne gente de todos os cantos tem muita história pra contar e hoje a gente te mostra algumas curiosidades interessantes que marcaram edições passadas.

Olimpíadas e história

– A primeira curiosidade das Olimpíadas é a mais bacana porque revela a essência do evento: os jogos olímpicos surgiram na Grécia, como homenagem aos deuses do Olimpo, em 776 a.c. Os gregos encontraram nos jogos uma forma pacífica de reunir os povos das cidades, que viviam em guerra, apesar de falarem a mesma língua e seguirem a mesma crença.

– A bandeira olímpica simboliza a paz mundial. Os cinco aros entrelaçados representam a união dos continentes. Além disso, as cinco cores utilizadas servem para compor todas as bandeiras do mundo.

– A primeira mulher brasileira a participar das Olimpíadas foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles, 1932. Ela tinha apenas 17 anos e também foi a primeira mulher sul-americana a participar dos jogos.

– Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico brasileiro, ganhando as provas de salto triplo em Helsinque (1952) e Melbourne (1956). Ao longo dos 12 anos de carreira, quebrou 7 vezes os recordes do salto triplo, sendo sua melhor marca a de 16,56 m, no Pan-Americano do México em 1955.

– Em Atenas, 2004, o corredor brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava com folga a maratona, mas um irlandês vestido com roupas típicas invadiu a pista e o arrastou para fora do percurso. O atleta até conseguiu se libertar, mas terminou a prova em terceiro.

– O juramento olímpico dito na cerimônia de abertura por todos os atletas e juízes foi escrito por Pierre de Coubertin. Em 1920, o trecho do discurso que dizia “honrar nosso país” foi substituído por “honrar nossa equipe” com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas.

– Em 1896, os primeiros nove esportes foram: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, natação, tênis, luta, levantamento de peso e tiro. As provas de natação nas Olimpíadas de Atenas foram realizadas nas águas da baía de Zea. A temperatura da água durante as provas nunca ultrapassou os 13 graus.

– As Olimpíadas de 2016 serão as primeiras realizadas na América do Sul. A partir deste ano, a África passa a ser o único continente a nunca receber os Jogos.

– Esta edição das Olimpíadas será histórica. Dois esportes estão voltando aos Jogos: o rúgbi retorna 92 anos depois de sua última participação. O golfe também está de volta 112 anos depois.

Chegou a hora de torcer pelo Brasil!

Até a próxima.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *