Dança, teatro e emoção: saiba mais sobre Pina Bausch

dança

Como neste mês nosso foco são as relações humanas e afetivas, resolvemos trazer alguns artistas que trabalham esta temática também em suas obras. Pina Bausch é uma coreógrafa conhecida pelas suas obras de dança com elementos teatrais que impactam pessoas pelo mundo todo.

Pina Bausch, cujo nome verdadeiro é Phillipine, é uma mulher incansável, magnética e determinada. De personalidade introvertida, conversa pouco, mantém o semblante compenetrado em suas entrevistas e tem sempre entre seus longos dedos, um cigarro, seu grande vício. “Amo dançar porque sempre tive medo de falar”, disse ela, em uma entrevista.

A expressão “Dança -Teatro” ( “Tanztheater”, em alemão) tem como definição mais universal “a união genuína da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e única forma de arte, na qual a maior referência é a realidade humana.”

Tal termo já havia sido utilizado na Alemanha, entre 1910 e 1920, por membros do movimento Expressionista. Estes membros pretendiam distanciar a dança contemporânea do balé clássico, por isso esse foco na representação.

A dança com teatro de Pina Bauscher

Este estilo de dança mantém sempre a mesma essência de basear-se no elemento humano, procurando ser uma arte com um maior papel pessoal que prioriza a sensibilização e reflexão do público.

Numa performance que combina: dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos; situações específicas como: medos, tristezas e outros conflitos humanos são apresentados com um propósito; unidos a todos estes outros elementos, como um amálgama.

Os trabalhos de Pina Bausch, que já foram apresentados no mundo inteiro, deslumbram e emocionam plateias por onde passam. Seu trabalho marcante originou inúmeras pesquisas, livros, fotos, documentários, dissertações e até filmes.

Pina Bausch faleceu em 30 de junho de 2009, mas deixou uma herança de beleza, sentimento e trabalho cheio de dedicação para o mundo. Para saber mais, acesse http://www.pina-bausch.de/en/pina_bausch/

Camas que escolhem Sonhos de Daniele Agostini

Camas que escolhem Sonhos de Daniele Agostini

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *