Danças folclóricas: conheça mais sobre essa riqueza brasileira

Danças folclóricas

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade. No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. Aqui as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.

Aprenda hoje um pouco mais sobre as danças folclóricas brasileiras e inspire-se! Seja para conhecer os ligares de onde elas foram originadas, para apreciar a arte ao assistir espetáculos em que elas sejam apresentadas ou para reproduzir os passos em casa, dançar é a melhor forma de movimentarmos o nosso corpo e a nossa alma!

Conhecendo mais sobre as danças folclóricas brasileiras

Bumba meu Boi

Típica dança folclórica do norte e nordeste, conhecida em outras regiões brasileiras como o boi-bumbá, é típica do norte e do nordeste. O bumba meu boi possui uma origem diversificada, pois apresenta traços das culturas: espanhola, portuguesa, africana e indígena. Trata-se de uma dança na qual a representação teatral é um fator marcante. Assim, a história da vida e da morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças.

Samba de roda

O samba de roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada à capoeira e ao culto dos orixás.

Surgiu como forma de preservação da cultura dos escravos africanos. O samba de roda é uma variante do samba, que embora tenha se disseminado por várias partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano.

Frevo

O frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX. Diferente de outras marchinhas carnavalescas, ele é caracterizado pela ausência de letras na qual os dançarinos seguram pequenos guarda-chuvas coloridos como elemento coreográfico. A palavra “frevo” é originária do verbo “ferver”, representando, desta maneira, particularidades desta dança demasiadamente frenética.

Maracatu

O maracatu, termo africano que significa “dança” ou “batuque”, é uma dança típica da região nordeste com grande destaque para a região de Pernambuco. Esse ritmo e dança apresentam fortes características religiosas, composto por uma mistura de elementos indígenas, europeus e afro-brasileiros.

Baião

O baião é uma dança e canto típicos do nordeste brasileiro que recebeu, em suas origens, influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos. Luís Gonzaga (1912-1989), sanfoneiro pernambucano e compositor popular brasileiro, foi o grande divulgador do Baião. Por isso, ele é popularmente conhecido com o “Rei do Baião”.

Chocalho - Rede Asta

Chocalho – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *