Danças regionais encantadoras do Brasil

Danças regionais

As danças sempre foram um importante componente cultural da sociedade. O folclore brasileiro, por exemplo, possui diversas danças regionais que representam a cultura de uma determinada região do país.

O Brasil é um país com muitas culturas, tradicional em festas culturais, transformadas em grandes espetáculos de massa e alegres folias populares. O Carnaval é a maior festa popular do mundo e é celebrado de diferentes formas, dependendo da região do Brasil. E algumas danças regionais típicas brasileiras são tão tradicionais quanto o próprio carnaval. Vem conferir com a gente!

Danças regionais pelo Brasil

Nordeste

O Nordeste possui diversas danças regionais típicas, dependendo do estado em que você estiver. Uma das mais famosas é o Frevo.

Originário de Pernambuco, o Frevo é uma marchinha acelerada que não possui letra, sendo tocada por uma banda em diversos blocos carnavalescos pela região. Baseia-se na fusão de vários ritmos, como o maxixe, dobrado e a marcha. Sua dança foi baseada na capoeira e o ritmo foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012.

Também ligado à capoeira, o Samba de Roda possui forte ligação com a cultura afro-brasileira. Surgiu no Estado da Bahia, no século XIX. Trata-se de uma variante mais tradicional do samba, onde os participantes dançam numa roda ao som de músicas, palmas e cantos. Os instrumentos mais comuns nesse estilo musical são o chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau.

Norte

A região Norte possui também muitas danças regionais típicas, a maioria baseada na cultura indígena. É o caso da Dança do Carimbó.

O Carimbó é uma manifestação musical típica do Pará. De origem indígena, essa dança também possui influencias da cultura negra e portuguesa. Seu nome significa, em tupi, o tambor feito do tronco da árvore. É esse o instrumento musical mais comum nessa manifestação cultural.

Já a Ciranda do Norte, popularmente conhecida como Ciranda, é uma dança folclórica paraense que surgiu a partir da cultura espanhola e portuguesa. Pode ser definida como um estilo simples de dança, numa roda e acompanhada por vários versos e movimentos figurados. Ficou famosa no Brasil por ser tradicionalmente feita em festas juninas. Possui variações de ritmo e movimentos.

Sudeste

Da região Sudeste, destacamos o Batuque e a Folia de Reis.

O Batuque é uma dança de origem africana e foi proibida na época colonial pelos padres. Muito popular em algumas cidades do interior de São Paulo, é dançado em terreiro ou praça pública.

Hoje, o batuque perdeu seu significado original – era desempenhado em dias santos, casamentos e festividades – e foi transformado em um espetáculo de palco típico do carnaval.

Já a Folia de Reis tem origem europeia. Essa manifestação cultural é parte do folclore brasileiro, praticada, principalmente, por adeptos do catolicismo. Seu objetivo original é celebrar a atitude dos três reis magos. Normalmente ocorre entre os dias 1° e 6 de Janeiro, quando as “companhias” vão de casa em casa cantar versos e tocar suas violas, violões e sanfonas.

Sul

O Sul do Brasil possui uma cultura diferente da maior parte do país. Suas danças típicas não fogem dessa regra, danças como a Chimarrita e a Congada carregam uma história muito rica e interessante.

A Chimarrita é uma dança típica do folclore gaúcho. Originária na Ilha da Madeira, foi trazida de Portugal no século XVIII. Trata-se de uma dança com movimentos coreografados, passos valsados às batidas das palmas e do sapateado. A dança começa com seus participantes em filas, seguindo até formarem uma roda, com um atrás do outro. O passo é lento e muito bonito de se ver, pois é uma espécie de baile cantado.

Já a congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile, originário de Angola e do Congo (onde tinha por objetivo celebrar a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola) e possui uma forte ligação com a religião.

 

Dá para ver como o Brasil é uma mistura de culturas, onde cada região possui sua peculiaridade. Vale muito a pena viajar e conhecer cada detalhe cultural presente nos quatro cantos do nosso país!

 

Difusor de Essência Bemglô 200ml - Avatim

Difusor de Essência Bemglô 200ml – Avatim

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *