Dicas da Gloria | Bemglô convida Carla Folly -Coluna cervical: aliviando dores

coluna cervical

Você já rolou hoje? No episódio 3 da série “Dicas da Gloria”, Carla Folly ensina um exercício simples, envolvendo força e torção, com os movimentos de “rolar”, para relaxar e amaciar a rigidez da coluna cervical!

Sempre lembrando que toda a proposta de movimento da websérie é no todo, a fisioterapeuta Carla Folly procurou focar um pouquinho mais em exercícios que buscam aliviar as dores na coluna cervical. Especificamente, esse movimento promove mudanças de decúbito que muito se assemelham aos movimentos iniciais de um bebê. Ou seja, mais uma vez fortalece-se a ideia de que, mesmo de maneira instintiva, essas movimentações nos são familiares e não irão exigir demais de nosso corpo.

Muitas pessoas, especialmente as que são mais idosas ou possuem mais limitações, quando pedidas para mudar de posição até na cama, enfrentam grande dificuldade. Às vezes o “simples” ato de rolar, ou de empurrar o chão com algum membro inferior (o pé, por exemplo) para ajudar a torção do tronco, é algo extremamente difícil. Isso porque essa capacidade foi perdida ao longo do tempo, seja pela pouca força, pela inexistência da flexão de joelhos ou pela pouca amplitude do quadril.

Dicas para a coluna cervical

É importante que, ao executar esse movimento, tente-se ao máximo relaxar o pescoço e a cabeça para encostar no chão. Essa área precisa ser liberada sempre que possível, portanto, se a pessoa não conseguir, deve-se colocar um suporte embaixo da cabeça, como um travesseiro, por exemplo. Quando possível, esse suporte deverá ser removido, mas a prioridade é que não haja tensão muscular nesses membros. Assista!

Com o tempo, essas movimentações ficarão mais fluidas e a coluna cervical terá cada vez menos dores. Tenha o foco em realizar o exercício sem pensar demais sobre as coisas, seguindo as instruções e priorizando o seu conforto. Vale a pena também prestar atenção no corpo durante essa execução, para que se consiga perceber como ele se comporta!

 

Árvore de Fuxico - Rede Asta

Árvore de Fuxico – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *