Diversas terapias alternativas: cuide-se de dentro para fora

Diversas terapias

Ao longo de todo esse mês, compartilhei com vocês algumas terapias alternativas que tive a oportunidade de conhecer e também de praticar. Para encerrar, trago para vocês alguns exemplos das mais diversas terapias, ancestrais ou modernas, mas igualmente eficientes.

Outros exemplos das mais diversas terapias existentes

Aromaterapia

Criada no início do século XIX pelo químico francês René Maurice Gattefossé, é um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. Esta prática holística surgiu da fitoterapia, sendo comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios. A Aromaterapia deve ser empregada com cautela e guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens e melhores formas de uso.

Chakraterapia

Utiliza técnicas de alinhamento e harmonização dos chakras e dos corpos que compõem o sistema áurico. A noção dos chakras – sete considerados principais: raiz, sacro, plexo solar, cardíaco, garganta, frontal e coroa – tem as suas raízes na medicina ayurvédica, entendendo que os seres vivos se utilizam deles para absorverem a energia que lhes é necessária e expelirem a que lhes é nefasta (a exemplo do que ocorre na respiração). Me foi extremamente útil, no pós-parto de Bento.

Cromoterapia

Dinshah Pestanji Ghadiali (1873-1966) escreveu o primeiro livro que se tem noticia a respeito dessa técnica, amplamente utilizada por ele, e hoje mundialmente conhecida. O equilíbrio dos sete chakras ativa a regeneração através da transmissão de energia para o campo eletromagnético ao redor do corpo.

Fitoterapia

Aplicada na antiga China, por volta dos anos 3.000 a.c., pelo imperador Cho-Chin-Kei, usa o princípio ativo de plantas medicinais para o tratamento de problemas respiratórios, stress e a melhora do sistema imunológico.

Geoterapia

Essa terapia é usada pelos povos antigos do ocidente e do oriente há muitos anos, utilizando a argila para absorver a umidade acumulada em pontos do corpo, causadas por sentimentos como medo, tristeza e ansiedade, equilibrando assim, a energia vital.

Iridologia

Surgida por volta do século XVII por Philippus Meyeus, essa técnica utiliza-se da análise da íris do olho humano para diagnosticar desequilíbrios e possíveis complicações de saúde psíquicas e emocionais.

Musicoterapia

Existem registros do seu uso desde o início da história humana, e também em escritos de filósofos gregos pré-socráticos. Ela utiliza propriedades do som como fim terapêutico para melhorar a comunicação e os relacionamentos pessoais de uma pessoa, assim como alivia sintomas de doenças.

Reflexologia

Seus estudos tiveram início na escola de fisiologia russa idealizados por Ivan Sechenov, Vladimir Bekhterev e Ivan Pavolov. A relfexologia utiliza pontos específicos dos pés que representam os órgãos do corpo para eliminar toxinas, impulsionar o fluxo sanguíneo e combater o stress.

Ventosaterapia

É uma terapia usada por muitas civilizações antigas, aquecendo copos que são aplicados em determinados pontos do corpo , causando uma sucção da área, resultando no tratamento de dores, gastrite, artrite e até mesmo de gripes e resfriados. É bastante usada em conjunto com shiatsu e acupuntura.

Watsu

Foi desenvolvida na década de 1980 pelo professor de literatura americano Harold Dull. O Watsu utiliza técnicas do Shiatsu, porém, na água quente, o que promove o relaxamento e tratamento para má circulação e inflamação de órgãos.

Arteterapia

Essa terapia começou a ser utilizada no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, utilizando recursos artísticos e visuais e a auto expressão para análise e tratamento de comportamentos psicológicos adversos.

Tive a oportunidade de interpretar a psiquiatra Nise da Silveira, grande responsável pelo uso da arte como meio de expressão, por parte dos esquizofrênicos, muitas vezes impossibilitados de relatarem seus traumas . Seu trabalho é reconhecido internacionalmente.

Felizmente hoje, na rede pública de saúde, já podemos contar com algumas dessas diversas terapias, que são também encaradas como tratamentos, como a Acupuntura, o Reike, a Arteterapia e até a Musicoterapia. Que coisa maravilhosa não?

Busque sempre profissionais gabaritados para entender melhor as diversas terapias alternativas existentes e descubra esse mundo de novas possibilidades!

No mês que vem, vamos falar sobre corpo e movimento. Os benefícios que os exercícios têm no nosso corpo, assim como diferentes formas de se movimentar. Aguardem!

Beijos,

 

 

 

Difusor de Essência Bemglô 200ml - Avatim

Difusor de Essência Bemglô 200ml – Avatim

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *