DIY Leave-in natural para o cabelo

natural

Cabelos naturais, quimicamente tratados, lisos, cacheados, fios finos ou grossos, todos têm em comum uma desagradável característica: eles embaraçam! Pensando nisso, hoje a gente te ensina a fazer um leave-in totalmente natural que, além de desembaraçar os fios, trata o couro cabeludo, evitando o aparecimento de caspas, ressecamento e quebra capilar.

Ideal para quem está buscando incorporar alternativas menos agressivas, próprias dos produtos não industrializados, em sua rotina diária.

Leave-in e desembaraçante capilar totalmente natural

Antes de qualquer coisa, não se espante com estes ingredientes! Apesar de não serem muito comuns, são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. A transição para uma rotina mais saudável passa pela descoberta da variedade de ervas, raízes, folhas e tudo mais que a natureza tem para oferecer.

Um bom exemplo disso é a raíz de malvavisco. Já ouviu falar? O malvavisco, conhecido também como marshmellow (Althaea officinalis) é uma erva medicinal da mesma família do hibisco. Suas folhas, flores e raíz são utilizadas para tratar, principalmente, problemas renais e é um poderoso cicatrizante. Rica em mucilagem, quando misturada à água, adquire aspecto viscoso, o que ajuda na hidratação na hora de desembaraçar os fios. Além disso, contém proteína, que ajuda no crescimento do cabelo.

E o olmo vermelho, conhece? Bem, trata-se de outra planta medicinal, com propriedade parecidas com as do malvavisco, utilizada também como complemento alimentar e para problemas estomacais, além de ter altas concentrações de taninos e amido, conferindo hidratação e maciez ao fios.

Adicionando estes ingredientes às propriedades dos nossos já reconhecidos óleos de argan e alecrim, bem como do gel de aloe vera, a famosa babosa, o resultado desta receita é balsâmico! Um verdadeiro carinho para o cabelo. Confira!

Ingredientes:

3 colheres de sopa de raíz de malvavisco

1 colher de sopa de olmo vermelho em pó

1 colher de sopa de gel de aloe vera

1 colher de sopa de óleo de argan

15 gotas de óleo de alecrim

4 xícaras de água

Ferva, em fogo médio, a raíz de malvavisco e o olmo vermelho em pó com as 3 xícaras de água e depois deixe esfriar. Você vai precisar peneirar esse “chá” viscoso e com ajuda de um funil, colocá-lo dentro de um borrifador junto à xícara de água restante.

Feito isto, é só ir adicionando os outros ingredientes e no final sacudir bem o borrifador.

Para aplicar, faça sua rotina normal e utilize esta mistura no lugar do leave-in ou enxague após desembaraçar.

Simples, né?!

Próxima parada: a loja de produtos naturais mais pertinho de casa!

Hidratante Corporal Bemglô 300ml - Avatim

Hidratante Corporal Bemglô 300ml – Avatim

Comprar

3 Comments

3 Comments

  1. Excelente dicas sobre a candidíase, estava procurando maiores informações e foi aqui no seu blog que encontrei, muito obrigada pelas dicas, vou começar a colocar em prática para começar o meu tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *