Ecoturismo, água e conscientização

Ecoturismo

Hoje é o Dia Mundial da Água e numa data tão importante como essa, não seria possível tratar de outro assunto na editoria Viajando que não fosse a preservação e beleza das águas que banham o nosso país. O Brasil possui a maior bacia hidrográfica do planeta e é reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como o país com maior potencial para turismo natural e ecológico, também chamado de ecoturismo. Mas o que é exatamente isso?

O Ecoturismo promove potencial turístico em atrativos naturais, mas mais do que atividades de aventura, essa modalidade de turismo tem uma grande importância porque estimula toda uma comunidade a valorizar o meio ambiente e incentiva uma economia local em prol da sustentabilidade. Pensando nisso, listamos abaixo algumas opções de passeios que incluem diversão, conhecimento e preservação do meio ambiente.

Poço Azul e Encantado

Foto: FEA Editora

A Chapada Diamantina é uma região de serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina e composta por 24 municípios no centro do estado da Bahia. Nessa região nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. São incontáveis as riquezas naturais da região, principalmente de fauna e flora, mas são as piscinas naturais e belas cachoeiras que garantem o encanto daqueles que chegam à região buscando por água.

Dois atrativos espetáculares são o Poço Azul e o Poço Encantado, grutas de formações rochosas e poços de água cristalina decido ao carbonato de cálcio das estruturas. Entre 20 a 60 metros de profundidade, a combinação de pedras, transparência da água e os feixes de luz que entram nas grutas fazem destes um dos destinos mais mágicos da Chapada. O Poço Encantado é o maior dos dois, com 98 metros de comprimento. Mas, para preservação de sua água, nele não é permitido o mergulho. Já no Poço Azul, com água corrente, os visitantes podem mergulhar pelos 40 metros de extensão.

O interessante é que nestas grutas já houveram descobertas históricas. O Poço Azul é considerado o maior sítio paleontológico subemerso do Brasil.  Nele foi encontrado, em 2005, um esqueleto praticamente completo de uma preguiça terrícula que viveu nas Américas a cerca de 11 mil anos e chegava a medir 6 metros e possuir cerca de cinco toneladas. Toda essa história é aberta ao público. O Poço Azul situa-se no municipio de Nova Redenção, enquanto o Poço Encantado em Itaetê.

Circuito das Águas

Foto: Estradas e Caminhos

Ao Sul de Minas Gerais, outro conjunto de municipios tem por missão promover o desenvolvimento turístico sustentável por meio da proposição e gestão compartilhada de politicas, programas e projetos que visem a melhoria de qualidade de vida das comunidades envolvidas. O Circuito das Águas dá nome aos 14 municipios que se uniram para promover este tipo de ação e criar um roteiro unificado para os visitantes que chegam à região. Para além de toda a história do estado de Minas e do clima inconfundível do interior, são as águas que atraem turistas todos os anos.

No município de Baependi, as cachoeiras são o foco dos turistas. São mais de 50 somente nesta região. Na Cachoeira do Caldeirão, a 32 km da cidade e em um local de difícil acesso, é possível mergulhar num lago de 30 metros de profundidade, com 15 metros de queda. É uma opção para os mais bem aventurados que gostam de trilha, rochas e vista monumental. Já a Cachoeira do Juju consegue ser ainda maior, com impressionantes 70 metros de queda.

Para observar essa beleza de perto ou mesmo se banhar em suas águas, é preciso prática de esportes radicais e estar disposto a caminhadas de altitude. Todo esforço, porém, vale à pena. Para os passeios em família, o fácil acesso é um ponto positivo para a Cachoeira do Itaúna, que apesar de 3 metros de queda garante uma das mais belas paisagens da região. Nos degraus de pedra é possível de sentar e sentir a água das costas, além de nadar em suas águas com tranquilidade.

Outras cidades para praticar ecoturismo

Outras cidades do Circuito das Águas possuem outros atrativos e valem a visita, pensando sempre em praticar o ecoturismo. No município de Lambari o  Parque Estadual Nova Baden também é cercado de cachoeiras e trilhas. Já Caxambu é considerada o maior complexo Hidromineral e hidroterápico do planeta, onde se encontram 12 fontes de águas minerais gasosas e medicinais com características diferentes. E em Conceição do Rio Verde está uma das melhores águas minerais do país, no Parque das Águas de Contendas.

O importante é observar esses destinos no tamanho de sua riqueza. Em meio a tanta depredação do meio ambiente, é importante promover um turismo que valorize as paisagens naturais e não somente as explore, como o ecoturismo propõe. Visite os parques nacionais, busque por agências de turismo conscientes e contribua para uma economia que gire em torno da sustentabilidade.

Já esteve em algum destes destinos? Sua cidade também possui turismo ecológico? Conta pra gente!

 

Bolsa Pirarupet - Rede Asta

Bolsa Pirarupet – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *