Educação: alicerce para toda uma vida

Educação

No mês de outubro, temos tantas datas comemorativas associadas à educação como o Dia do Professor (15), Dia Nacional do Livro (29), dia Nacional da Poesia no Brasil (31), e o dia das Crianças, que escolhi falar desse universo incrível que é o da educação!

Estamos habituados a pensar na educação associada às lições da escola, mas ela vai muito além disso. Inclusive, a moderna educação busca, cada vez mais, suporte nas experiências vividas pelos alunos, intensificando as experiências pessoais, de cada um.

A ideia de que, após sairmos da escola, não precisamos mais aprender nada, é um verdadeiro atestado de óbito, em vida! Todo conhecimento é bem-vindo e nossas mentes se mantém jovens, através do aprendizado.

Os livros são os companheiros perfeitos para toda a vida. Desde a infância, passando pela a adolescência e na vida adulta. Porém, em sociedades ancestrais, onde não existia a escrita, como a indígena, por exemplo, as regras sociais e a ética eram e ainda são passadas através dos ritos, das histórias acontecidas nas aldeias e da experiência de cada indivíduo. A experiência pessoal está, cada vez mais, ganhando espaço e sendo muito incentivada, no processo de aprendizagem.

Conhecimento:  educação sempre presente

Existem iniciativas similares a esse conceito, como a do Dr. Ernst Gotsch que se mostra importantíssima para a educação de crianças, jovens, adultos e idosos, utilizando a natureza como a base de tudo.

Gotsch é um importante agricultor e pesquisador suíço que desenvolveu uma técnica muito interessante para recuperar solos inférteis, chamada de Agricultura Sintrópica. Conheça melhor o seu trabalho admirável!

Independente da forma, o princípio fundamental da educação, a meu ver, é “plantar” nas pessoas o gosto por conhecer e descobrir, estruturando seu caráter e pensando no nosso bem-comum e de nosso planeta. Afinal, sem nossa mãe Natureza, nada seremos!

O conhecimento é como uma arma secreta individual, que instiga a nossa mente, ampliando nosso horizonte, opiniões e ideias.

Neste mês continuaremos no universo da educação, dentro da escola, mas também fora dela.

Beijos,

 

Estojo Jeans Bordado - Rede Asta

Estojo Jeans Bordado – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *