Educação e sustentabilidade: ensine os pequenos a mudar o mundo desde cedo

educação

Como todo mundo sabe (ou deveria saber), educação tem que vir de casa. É em família que moldamos nosso caráter e nos preparamos para enfrentar o mundo.

Portanto, quando falamos em sustentabilidade e em um futuro melhor, as crianças devem entrar em pauta, sendo foco neste momento tão importante.

As conversas sobre cidadania, respeito com o meio ambiente e hábitos precisam começar em casa. É de extrema importância a ajuda dos pais em conversas com seus filhos sobre o que é o consumo e seus efeitos, ensiná-los temas como descarte do lixo, explicar-lhes o que é e como funciona a reciclagem são iniciativas que ajudam as crianças a construir melhor entendimento sobre questões ambientais e desdobrá-lo em atitude e comportamento sustentáveis.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você começar essa educação de forma adequada com os pequenos!

Sustentabilidade e educação: aprenda como orientar os pequenos!

Natureza

Um bom começo é levar a criança a pensar na natureza, mostrando a importância simbólica e prática dos ciclos das árvores. Ensine-as a plantar e aproveite para fazê-lo da forma mais descontraída possível.

Interruptores de luz com desenho de super-herói

Uma das melhores maneiras de se conservar energia em casa é desligando as luzes que não estejam sendo usadas, aquela lâmpada ligada onde não há ninguém a ser iluminado.

Isso serve para todos os cômodos da casa, desde salas, quartos até banheiros e áreas de serviço.

O ato de apagar a luzes é mais fácil para o adulto lembrar, mas para as crianças isso é parecido com memorizar a tabela periódica dos elementos ou a tabuada.

Por isso, que tal um interruptor com o desenho do super-herói ou personagem favorito das crianças, para incentivá-las a apagar a luz?

Transforme a hora do banho em um jogo

Quando você diminui o tempo do banho, você economiza uma enorme quantidade de água. Para ajudar a acelerar o tempo de banho da criançada, aproveite para cronometrar o tempo deles no chuveiro e ofereça recompensas pequenas caso ele consiga bater o tempo estipulado ou se fizer um tempo melhor do que o último banho.

Só que na regra da brincadeira precisa ficar claro que não vale pular a parte da higiene pessoal por causa de um prêmio.

Brigada dos carregadores

Se suas crianças possuem seus próprios celulares ou quaisquer outros aparelhos, provavelmente elas também possuem um monte de carregadores.

Mesmo quando não estão conectados a algum desses aparelhos, os carregadores continuam a consumir eletricidade, por isso é melhor desconectá-los quando não estiverem em uso.

Se por acaso encontrar dificuldades na prática dessa regra, a associação descontraída da suspensão de alguma regalia por curto período de tempo associada a cada carregador encontrado plugado na tomada pode ser uma alternativa legal. E isso pode servir também para vídeo-games, TVs, aparelhos de som, etc.

Crianças no comando da reciclagem

Quando colocamos os pequenos para cuidar de algo, damos responsabilidades e fazemos com que eles pensem a respeito do assunto. Portanto, que tal deixá-los no comando da reciclagem em casa? Ensine de forma divertida e crie uma espécie de gincana.

Dia da limpeza

Selecione um dia da semana para a limpeza. Chame os filhos e explique a importância desta prática com frequência. Isso serve tanto para casa como na escola, em que um grupo de alunos interessados se junte para limpar a escola pegando lixo da própria e de suas calçadas mais próximas.

Estas são apenas algumas dicas, mas use sua imaginação para educar e preparar a próxima geração! 😉

Bolsa Pirarupet - Rede Asta

Bolsa Pirarupet – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *