Educação ecológica na Pedagogia Waldorf

Educação ecológica

A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica fundada em 1919, na cidade de Stuttgart, Alemanha, pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 – 1925). O embasamento teórico de Waldorf tem como alicerce a Antroposofia – um campo do conhecimento sobre o ser humano, a natureza e o universo. É propagado um enorme senso de preocupação com o próximo, bem como com o meio ambiente, através de aulas de educação ecológica, bem como outras inúmeras atividades que procuram formar seres humanos, antes de querer formar alunos que tiram notas altas.

Ela procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. Dessa maneira, desenvolvem-se indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança.

Nas escolas Waldorf, as crianças têm aula de tricô, euritmia, aprendem alemão e tocam instrumentos de cordas, como violoncelo e violino. São alfabetizadas apenas com sete anos e nenhum professor usa livro didático ou caderno pautado. O conteúdo indicado pelo MEC, entretanto, Educação é dado e seguido. Mas a forma e a intensidade são completamente diferentes das escolas tradicionais e construtivistas.

Como a Pedagogia Waldorf promove a educação ecológica

Essa maneira holística de encarar a educação faz com que os alunos tenham uma visão mais ecológica do mundo, em que os fenômenos na natureza são vistos como interligados em um universo interdependente. Atualmente a crise ecológica é uma crise do mundo, que deve ser considerada sob a perspectiva da complexidade ambiental. É por isso que propostas educativas transformadoras da sociedade são tão importantes, pois é através delas que se constrói um novo saber, uma nova racionalidade.

É aí que entra a educação ecológica aplicada na Pedagogia Waldorf. Além dos seus fins cognitivos, que validam a aprendizagem em si, a intensificação da relação do ser com seus sentimentos e o mundo, e dos seus fins volitivos como impulso para ação na vida, a vivificação da percepção ambiental é um diferencial importante presente nesse modelo pedagógico.

As aulas promovem a educação ecológica através de atividades de permacultura, Ecologia social – filosofia focada no replanejamento da sociedade usando princípios da ecologia- entre outras atividades em que o ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corporais, artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes.

Existem atualmente mais de mil Escolas Waldorf no mundo e cerca de dois mil jardins de infância, localizados em mais de 60 países, sendo este um dos maiores movimentos educacionais independentes do mundo. Formando, assim, seres humanos melhores e mais preparados para enxergar o mundo com mais respeito à tudo e todos que nele habitam.

Cama De Gato - Crafta

Cama De Gato – Crafta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *