Equilíbrio emocional: plantando uma semente do bem

Equilíbrio emocional

Ultimamente, muito tem se falado sobre equilíbrio emocional. Tudo indica que, quando estamos de bem conosco, conseguimos conviver com as pessoas e com o mundo de maneira mais fluida e pacífica, plantando assim, uma semente do bem! Mas como atingir esse almejado equilíbrio?

Cuidar das relações é essencial para o equilíbrio emocional

A busca pela paz e pela energia positiva me parece ser a grande questão nos dias de hoje. Muitas pessoas acreditam que, estando em harmonia com a nossa mente, temos mais facilidade em resolver as situações do dia a dia, lidando melhor com as pessoas que nos cercam e também com as pessoas que temos contato ao longo da vida. Mas o que fazer quando, de repente, temos o nosso equilíbrio emocional é colocado à prova? Como interromper o fluxo de pensamentos e atitudes desencadeados por uma injustiça, pelo medo ou pela raiva?

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. “ (Buda)

Então, como buscar uma vida mais feliz e conviver melhor com as pessoas?

Com essa preocupação em mente, Dalaï Lama, líder espiritual budista, ícone da paz e da compaixão, desenvolveu um site em conjunto com o pesquisador Paul Ekman. Nesse site as pessoas podem ser auxiliadas a reconhecer as emoções que as desequilibram e qual antídoto para as mesmas.

Assista abaixo um vídeo do Dr. Ekman a respeito das emoções:

 

Precisamos também lembrar que toda mudança de hábitos demanda um trabalho minucioso e diário, para que seja efetiva. Analisar seus pensamentos e principalmente suas atitudes, é o ponto de partida para poder pensar no outro e no mundo.

Somente  exercitando a tolerância, podemos tentar entender o ponto de vista de outra pessoa. Mesmo não concordando, respeitá-lo é essencial na busca pelo equilíbrio e pela paz, já que não estamos sozinhos neste mundo e nenhum de nós detém a verdade absoluta.  A partir do respeito construímos pontes e laços que fazem bem para cada indivíduo e para a sociedade em que vivemos.

Plantar uma semente do bem começa dentro de cada um de nós, no exemplo que damos aos familiares, amigos e no nosso ambiente de trabalho.

Que tal, hoje, fazer esse exercício? Será que você está contribuindo de alguma forma para o mundo com pensamentos e atitudes melhores?

Beijos,

 

 

 

 

Colar Energia Aberta Bemglô

Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *