Erwin Blumenfeld

Foto Estaiada 4 por Francesco Civita

Foto Estaiada 4 por Francesco Civita

Comprar

O alemão radicado nos Estados Unidos Erwin Blumenfeld começou a fotografar ainda criança em Berlim. Nascido em 1897, mudou-se para Holanda em 1918, onde se envolveu com o movimento Dadaísta. Neste mesmo período, o fotógrafo começou a dar seus primeiros significativos e produziu uma série de colagens que incluía um deboche a Adolf Hitler.

Para financiar sua carreira, Erwin abriu uma loja de artigos de couro em que as paredes escondiam um estúdio de fotografia totalmente equipado. Em pouco tempo, construiu um forte diferencial neste ofício, mixando imagens elegantes com técnicas complexas e originais nas quais se destacavam o uso de solarização e espelhos. Em 1936, já casado, mudou-se para Paris e levou seu portfólio profissional e pessoal para as revistas Vogue e Harper’s Bazaar, sendo bem recebido em ambas.

Mais tarde, com a Segunda Guerra Mundial, passou por um campo de concentração francês, mas logo conseguiu viajar para os EUA, onde ganhou cidadania americana e tornou-se o fotógrafo de moda mais bem pago do mundo. Em Nova Iorque, definiu seu estilo. Alguns de seus recursos técnicos favoritos eram a solarização, seda molhada e uso de sombras e reflexos com ângulos planejados. Em sua obra predomina o preto e branco, mas seu trabalho comercial é colorido, influenciado pela pintura clássica e moderna.

Erwin Blumenfeld faleceu em Romar no ano de 1969. Em sua autobiografia “Einbildungsroman, Eichborn Verlag” (algo como “Romance de fantasia”), sua vida é descrita de forma picaresca.

Até a próxima!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *