Espiritualidade é o entendimento de nós mesmos

Espiritualidade é o entendimento de nós mesmos

Alguns de nós já experimentaram uma necessidade de autoconhecimento, ou percebemos que precisávamos de compreender melhor o nosso mundo. Isso vai além daquilo que podemos ver e tocar e exige uma conexão que, no fim, nos fará sentir parte do todo em que vivemos. Acredito que é através do desenvolvimento da nossa espiritualidade que alcançamos este nível de autoconhecimento e conexão com o mundo.

Pessoalmente, essa questão me chegou aos 12 anos, pela biografia de Mahatma Gandhi, líder espiritual indiano e grande responsável pela mobilização de seu imenso país, subjugado e explorado como colônia britânica e dividido por dois grupos religiosos. Sua força moral e seu exemplo uniu os grupos divergentes em prol da emancipação da Índia.

Através de seu exemplo, entendi que o caminho que a espiritualidade oferece é árduo, uma vez que exige, antes de tudo, que sejamos capazes de olhar com clareza nossas próprias falhas, nossa ignorância e pequenez.

A empatia que reside na espiritualidade

A humildade é o único meio de podermos chegar perto do amor ao próximo.  Outros líderes, como a Irmã Dulce, Madre Tereza de Calcutá e Martin Luther King também nos mostram que a busca pela perfeição reside em aprimoramento constante e diário, equilibrando os anseios ideais aos próprios defeitos. Mesmo Jesus Cristo, criatura perfeita, muitas vezes teve que superar sua debilidade humana.

Isto demonstra que, mesmo que sejamos constantemente inspirados por pessoas altruístas, que baseiam suas vidas no amor ao próximo, o egoísmo e a prepotência nos rondam. Basta ler os comentários odiosos e intolerantes nas redes-sociais. Se consultarmos as páginas/perfis dessas pessoas, veremos uma profusão de símbolos e frases amorosas e de temor a Deus, ou seja, somente reconhecendo que somos falhos podemos nos colocar no lugar do outro.

Veja essa linda história que retrata muito bem o que é o amor ao próximo, nas ações simples do dia a dia. Eu achei emocionante e muito reflexivo. Se prepare!

A espiritualidade é um tema extenso e instigante, que trataremos na Bemglô durante o mês de Novembro.

Beijos,

 

 

 

 

Ímã Asakusa de Caio Ortiz - Compota

Ímã Asakusa de Caio Ortiz – Compota

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *