Estrogonofe vegetariano

estrogonofe

O estrogonofe para quem não sabe, surgiu na Rússia e a receita original era bem parecida com a que conhecemos hoje (pedaços de carne, creme de leite, cebola e sal). Segundo vários historiadores da gastronomia, o nome vem da família Stroganov, cuja origem é anterior ao ano de 1500. Saber quem foi o criador é que é difícil. Alguns afirmam que o conde e diplomata Pavel Stroganov foi o inventor ou um de seus cozinheiros franceses. Porém, segundo a enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique, o nome pode ser derivado do verbo strogat, que em russo significa algo como “cortar em pedaços”.

Independente da origem, o estrogonofe chegou até nós com alguns acréscimos e é uma delícia. Está presente na mesa da maioria dos brasileiros e agora ganha versão vegetariana, igualmente saborosa. Anote a receita e prepare para sua família!

Receita de estrogonofe vegetariano

Ingredientes:

500g de cogumelos frescos

1 talo de alho poró cortado em tiras

1 pimentão picado (eu usei 1/3 do amarelo, 1/3 do laranja e 1/3 do vermelho)

2 tomates picados

1 colher de chá de mostarda

1 colher de sopa de extrato de tomate

1/4 de xícara de vinho tinto (opcional)

200g de creme de leite light (se não usar o fresco, cuidado para que não ferva)

10 azeitonas picadas

1 colher de sopa de manteiga ghee e um fio de azeite

1 colher de sopa de farinha de trigo integral

Salsinha e cebolinha à gosto

Sal e pimenta do reino à gosto

Processo:

Em uma frigideira quente derreta a manteiga e acrescente azeite. Refogue os cogumelos em temperatura média até que fiquem dourados.

Acrescente o alho poró e refogue até que fique macio. Adicione o pimentão, extrato de tomate e mostarda. Refogue até que o pimentão amacie. Acrescente a farinha, o vinho tinto e a água. Deixe ferver e enquanto isso pique a cebolinha e salsinha.

Adicione o creme de leite, a salsinha e cebolinha. Acerte o sal e a pimenta e sirva com acompanhamentos de sua preferência!

Bom apetite e até a próxima!

Jogo Americano Redondo

Jogo Americano Redondo

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *