Exercícios de concentração para incluir no dia a dia

Exercícios de concentração

Se existe um problema que atormenta as melhores pessoas no dia a dia, ele é a falta de concentração. Seja para trabalhar ou para cumprir qualquer tarefa que envolva o raciocínio, o foco é algo que influencia a finalização de qualquer processo e consequentemente seu sucesso. Muitos profissionais sentem muita dificuldade na hora de reunir toda a atenção necessária e se distraem, seja por causa da Internet ou pelas conversas paralelas, afetando o desempenho no ambiente de trabalho. Por isso, separamos alguns exercícios de concentração diários que podem ajudar a driblar este problema. Vem ver!

Apesar de ser um problema universal, nem tudo está perdido. Felizmente, existem algumas práticas que você pode inserir em sua rotina para desenvolver a habilidade de se concentrar, o que pode ajudar inclusive a conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Exercícios de concentração para melhorar o desempenho

Foco, concentração e mudança de hábito

Antes de mais nada, entenda a importância da mudança dos seus hábitos diários para que lá na frente você obtenha melhores resultados. Para isso, é preciso que você assuma para si mesmo que precisa de ajuda e se permita enfrentar o que for preciso para crescer. Antes de fazer efetivamente os exercícios de concentração, procure entender a sua rotina e as suas necessidades, isso inclui realizar uma autorreflexão sobre as atitudes na sua rotina que não são saudáveis.

Procure ambientes com menos distrações

Um dos exercícios de concentração mais simples, porém eficaz. Se não dá para se concentrar com tanto barulho e informação ao seu redor, mude e pode ser aos poucos. Comece revendo o que você come na hora do almoço, substituindo por algo mais leve que não vá exigir tanto do seu organismo na hora da digestão. Depois desligue as notificações das redes sociais ou simplesmente desative a Internet do celular por algumas horas. Escolha intervalos para ligar e interagir por alguns minutos, mas saiba dizer não e desligar novamente depois.

Meditação

Os benefícios dessa “pausa” tão importante são comprovados cientificamente e os resultados são incríveis! O estado de “mindfulness” é bem difícil de chegar, mas vale a pena. Para quem quiser tentar comece fazendo o exercício de liberar pensamentos, imagens e sons assim que entrarem em sua mente. O objetivo é deixar sua mente o mais vazia possível. Utilize-se de aromas quando estiver meditando, eles ajudam o corpo a relaxar e concentrar.

Atividades físicas

A prática de exercícios libera endorfina constantemente e ajuda a mente a aceitar melhor a disciplina, pois ela começa de dentro para fora enquanto seu metabolismo fica todo regulado e funcionando melhor. O equilíbrio do corpo e mente é muito eficaz na hora de trazer concentração e aumentar o foco.

Exercite a memória

Pratique sempre processos de memorização como decorar poemas, frases e citações. Além de manter a mente ativa, isso te ajuda a ficar mais articulado.

 

O mais importante é entender que essa habilidade não chegará da noite para o dia, então comece aos poucos, com passos curtos mesmo. Todo dia mude algo e vá inserindo na rotina novos hábitos até que seja algo comum. Se for preciso, peça ajuda às pessoas ao seu redor, crie listas, cole papéis na parede, não importa. Tudo é válido quando queremos evoluir!

Difusor de Essência Bemglô 200ml - Avatim

Difusor de Essência Bemglô 200ml – Avatim

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *