A expansão dos sistemas de energia renovável

energia

Recentemente, entrou em vigor o Acordo de Paris, documento que sela um compromisso com o mundo de combate às mudanças climáticas. Com isso, muitas coisas devem mudar daqui para frente e seremos testemunhas da expansão sem precedentes de fontes de energia mais limpas e sustentáveis nos próximos tempos.

A expansão de fontes de energia alternativas

Um estudo do Instituto de Economia e Análise Financeira de Energia (IEEFA) mostra que o processo de transição da tecnologia atual para as renováveis está cada vez mais rápido e em breve teremos cada vez mais mudanças, o que é maravilhoso. O mais incrível nisso tudo, é que as empresas que não se atentarem para isso, ficarão para trás e podem ter riscos financeiros.

Segundo uma matéria na Revista Exame, o Brasil, por exemplo, tem potencial para 880 GW de geração a partir de energia eólica. Logo, o nosso país é colocado em quarto lugar mundial em termos de potencial nesta categoria.

Confira a seguir, algumas das tendências em renováveis que marcaram o último ano nos países e que prometem crescer ainda mais em 2017:

Reino Unido

Berço da Revolução Industrial a carvão, registrou no último ano uma maior geração de eletricidade por painéis solares do que por carvão no último semestre de 2016.

Escócia

Os ventos da Escócia foram suficientes para produzir eletricidade suficiente para alimentar o país todo.

Portugal

Foi inteiramente suprido por energia solar, eólica e hidroelétrica durante quatro dias.

De todos os lugares, o que se destaca é o continente africano, que tem tudo para ser o primeiro a usar a energia renovável em seu desenvolvimento.

Quem não começar a se mexer para mudar seus métodos, ficará para trás devido às mudanças na produção do mundo inteiro. De acordo com a IEEFA, o consumo mundial de carvão está declínio pelo terceiro ano consecutivo. Isso acontece junto com o aumento da oferta de gás natural, que deve influenciar fortemente o mercado.

Para quem vai construir do zero, já pode contar com a ajuda de grandes bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que incluíram em sua linha de financiamento aerogeradores e sistemas de energias renováveis.

Enquanto isso, existem algumas medidas que já podemos colocar em prática em casa se quisermos começar a pensar com a cabeça do futuro e inclusive, economizar dinheiro:

  • Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Estas duram mais e utilizam menor quantidade de energia;
  • Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente;
  • Pinte as paredes internas e os tetos da casa com cores claras. Elas refletem e – espalham a luz para todo o ambiente;
  • Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas e portas abertas. Em caso de mesas de trabalho e de leitura, coloque-as próximas às janelas;
  • Deixe os globos e lustres transparentes sempre limpos para aproveitar ao máximo a potência das lâmpadas;
  • No caso dos aparelhos de ar-condicionado, mantenha os filtros sempre bem higienizados;
  • Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%;

Aos poucos, conseguimos melhorar o nosso planeta!

Sabonete de Neem

Sabonete de Neem

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *