Exposição “Somos todos Clarice”

exposição

No dia 10 de dezembro (amanhã), a brilhante escritora Clarice Lispector faria aniversário e os visitantes do Museu da República vão receber um grande presente: a partir do dia 11 (domingo) os espaços de arte contemporânea do museu serão ocupados pela poesia e obra da escritora na exposição “Somos Todos Clarice”.

Clarice Lispector e a exposição.

Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judia, que foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. “A Hora da Estrela” foi seu último romance, publicado em vida.

Nascida em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, Clarice tem origem judaica e seu pai Pinkouss junto com sua mãe Mania Lispector emigraram para o Brasil em março de 1922, para a cidade de Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe. Seu nome era Haia Pinkhasovna Lispector, mas por iniciativa do seu pai todos mudam de nome e Haia passa a se chamar Clarice.

Na mostra, os visitantes conferem obras inspiradas em textos da escritora, produzidas por 20 artistas do cenário carioca. Os trabalhos vão desde pinturas acrílicas, aquarelas, fotografias e fotomontagens, a uma performance com um vestido, usado pela atriz Giovana Ewbank.

Na área externa, uma grande instalação montada pelo grupo “Aluga-se”, composto por dez artistas, vai ocupar o coreto, com móveis e objetos que fazem referência aos poemas de Clarice. Leituras de textos também estão previstas na programação.

A mostra vai até o dia 10 de março de 2017 e tem entrada livre. Você pode visitá-la de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

Para mais informações, acesse o site do museu > link

Aproveite a cena cultural do Rio de Janeiro e divirta-se! 😉

Brinco Pavão

Brinco Pavão

Comprar

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *