Conquistar a felicidade: Abrace o que te faz feliz!

Felicidade

Realizar atividades que gostamos e que trabalham nosso foco, empenho e energia, ativam partes do cérebro importantes para a sensação de bem-estar, prazer e principalmente de felicidade, você sabia?

Foco e empenho em uma atividade a qual gostamos muito, é um antídoto para o stress que os problemas e preocupações nos trazem. Abrace o que lhe faz feliz, como respirar ar puro; realizar uma atividade que gosta; brincar com animais de estimação; ouvir músicas ou outra prática que lhe dá prazer.

Você é o responsável pela sua felicidade

Existe um grupo de regiões do nosso cérebro que formam o chamado circuito cerebral, que é responsável pela produção de dopamina, conhecida como o neurotransmissor do prazer. Esse circuito é ativado quando recebemos estímulos que nos dão prazer.

Ultimamente o estado de consciência plena tem sido bastante falado, através da meditação. Você já deve ter lido ou ouvido falar em mindfullness. Essa atenção ao momento presente e as sensações que traz, são a ponte para a felicidade, pois ativam substâncias naturais do nosso corpo chamados de “quarteto da felicidade”. São elas a endorfina, a serotonina, a dopamina e a oxitocina. Cada uma tem uma função diferente para o nosso organismo.

Os hormônios da felicidade

A endorfina tem um efeito analgésico e é liberada quando dançamos, cantamos e trabalhamos em equipe, favorecendo a união social.

A serotonina é o hormônio do empoderamento, digamos assim. O neurocientista Alex Korb, do site Psicologia Hoje, acredita que a melhor forma de elevar o nível de serotonina é recordar boas lembranças, além de praticar exercícios aeróbicos, tomar sol, e receber mensagens carinhosas, pois um dos grandes fatores para a depressão atualmente é a falta desse hormônio no corpo.

A dopamina é conhecida como a “mediadora do prazer”. Esse neurotransmissor é o responsável pela motivação, pela realização dos objetivos que temos na vida. E uma maneira de se elevar seus níveis no organismo é definindo metas de curto prazo, ou dividir os objetivos em metas mais rápidas, e claro, celebrar as conquistas! Cuidado, porém, com a vontade por doces. Esse é um sinal de que sua dopamina está baixa.

A oxitocina está ligada a hábitos maternais, e é conhecido como o hormônio do abraço. Esse é um hormônio altamente social, onde as relações sociais e principalmente afetivas são as responsáveis pelos níveis positivos de oxitocina no corpo. Aliás, este é o meu caso. Dar um simples abraço, um beijo fortalecendo o vínculo emocional, sem dúvidas, é o melhor remédio para me sentir bem!

Respire ar puro, faça uma atividade que gosta, como cozinhar, brinque com seus animais de estimação, ouça músicas, e muito mais. O bem-estar começa em nossos hábitos do dia a dia. Fazer aquilo que nos faz bem nos deixa mais saudáveis!

Ufa, quanta coisa boa! Depois de saber tudo isso, como você acha que estão seus níveis hormonais de felicidade?

Até a próxima semana!

Beijos,

 

 

 

Colar Energia Aberta Bemglô

Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *