Finlândia e as comemorações no mês do Natal

Finlândia

Todos nós sabemos que o Natal é uma tradição muito antiga em todo o mundo. Mas poucos sabem que um país, em especial, tem uma relação muito profunda com essa data. As tradições envolvidas na comemoração do natal na Finlândia são muito antigas, porém vão se renovando ao longo dos anos. No post de hoje, contamos algumas curiosidades sobre a comemoração do natal neste lugar incrível, perfeito pra viajar com a família!

A história conta que o verdadeiro Papai Noel vive com sua esposa e suas renas em Korvatunturi na Lepônia, norte da Finlândia, ao invés do Polo Norte. Inclusive, Korvatunturi pode ser traduzido para “o monte de ouvidos” e, segundo o Papai Noel, os ouvidos desse monte servem para escutar os pedidos das crianças ao redor do mundo.

Preparações para o natal na Finlândia

Na cultura da Finlândia, os preparativos de natal começam logo no primeiro fim de semana de dezembro, pois marca o princípio dos Domingos de Advento ( período definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal). Nesse primeiro domingo, é normal ver diversas velas acesas nas janelas das diversas famílias que lá residem. Já no segundo domingo, acende-se duas velas e no terceiro, três. No último domingo que antecede o natal, queimam-se quatro velas na janela, que anunciam o fim da espera.

Na Finlândia é normal nevar, mas no Sul costuma se esperar pela neve, até o início de janeiro. As luzes natalinas iluminam a época mais escura do ano e também lembram os finlandeses do início dos rituais anuais do natal. É tradição no país a preparação de um calendário especial feito de chocolate para marcar os dias do primeiro dia de dezembro até a chegada do Natal. Hoje em dia, o calendário de natal pode ser acessado pela internet. Esta versão, porém, vem sem os chocolates.

Após o Dia da Independência, comemorado em 6/12, chega a festa da Sta. Lucía no dia 13 de Dezembro. Essa tradição veio da Suécia para a Finlândia e, ainda hoje é comemorado sobretudo pelas cidades e comunidades sueco-falantes da Finlândia.

Durante os rituais natalinos, é comum enfeitar a casa e os arredores com enfeites e luzes. Os enfeites mais tradicionais da Finlândia são as guirlandas de Natal nas portas, as flores de Natal e outros enfeites feitos à mão. Nos primeiros dias de dezembro, as escolas e creches fazem com frequência os enfeites de Natal.

24 de Dezembro – O dia mais importante no Natal Finlandês

Na Finlândia, o dia 24 ganhou uma importância muito grande dentro dos rituais natalinos. Ao meio-dia em ponto, o secretário municipal da cidade de Turku, sudoeste da Finlândia, proclama publicamente o início da Paz de Natal. A mensagem é transmitida para todo o país por meio de rádio, TV e Internet. A tradição de anunciar a paz de Natal é um antigo costume nórdico que data da Idade Média. Até hoje, o sentimento de paz é mantido na saudação de Natal finlandesa.

Feita a declaração de paz, outro momento importante do dia 24 é a missa de Natal, que ocorre a tarde ou no início da noite do dia 24. Durante a missa, são cantadas músicas típicas daquela cultura. As tradições de natal incluem, também, tomar sauna e comer a principal refeição do Natal: O Pernil de porco com purés guisados de Rutabaga, bata e cenoura.

Para as crianças, o fato mais marcante é o final da noite, quando todos ficam à espera do bom velhinho. Ao entrar pela porta, ele sempre pergunta “Há aqui crianças bem comportadas?”. Essa visita é uma tradição antiga nas casas finlandesas!

 

Bolsa Rio Azul - Rede Asta

Bolsa Rio Azul – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *