Frutas e picolés com especiarias

picolés

Em pleno calor o corpo pede comidas frias e refrescantes. A maioria das frutas traz frescor ao corpo, reduz de forma sútil a nossa temperatura corporal e nos hidrata. Frutas ricas em líquidos são indicadas nesta estação, entre elas a melancia, melão, manga e abacaxi. A água é essencial sobretudo nos dias quentes em que perdemos muito líquido na transpiração. Suar é um mecanismo natural do corpo com o objetivo de molhar e refrescar a pele e com isso, reduzir o calor interno. É importante sabermos que no suor, além de água eliminamos também sais minerais, entre eles o sódio. Beber água é importante, mas ingerir minerais também é essencial ao equilíbrio, por isso vemos tantos repositores isotônicos industrializados voltado ao público que pratica atividades físicas. Uma forma natural de repor minerais é comendo frutas, bebendo seus sucos ou em forma de picolé.

Repondo sais e minerais de forma refrescante através de picolés

Picolés de fruta são muito bem-vindos nos dias quentes. Tê-los no freezer é uma boa opção aos que gostam de beliscar algum alimento fora de hora. Geralmente têm menos de 100 calorias por unidade independentemente de ser light ou diet. Um detalhe para quem é compulsivo: picolés não costumam gerar compulsão. Dificilmente se vê alguém comendo 3 ou 4 picolés seguidamente. Já os sorvetes de “massa” que misturam leite, gordura, fruta ou chocolate, podem ser um perigo na geladeira de quem costuma perder a medida e ficar repetindo a toda hora um pouco mais de guloseima. Sorvetes cremosos, para quem quer emagrecer ou que tem dificuldade em manter um corpo magro, é melhor que seja comido na sorveteria e que não seja levado para casa. Outro detalhe importante é a quantidade: evite comer mais de duas bolas de sorvete. Em parques americanos é comum vermos porções de 5 bolas de sorvetes sendo consumidas por pessoas enormes em sua área corporal. Como hoje em dia o tamanho da porção de nossas pipocas, sanduíches e refrigerantes copia o modelo do marketing americano de grandes quantidades para atrair o consumidor, temos que ter atenção para que aos poucos não nos tornemos obesos, como ocorre com grande parte da população norte americana.

Especiarias podem dar um toque especial nas frutas e nos picolés. Gengibre e canela, muito usados nestas combinações com sorvete, quebram o “gelado”, possuem ação funcional antinflamatória e auxiliam para não gerar muco.

Banana congelada passada no “mix” ou amassada ou cortada em rodelas, salpicada com canela em pau, é uma opção gostosa e charmosa de lanche ou sobremesa frugal.

Hoje temos utensílios elétricos que facilitam a produção de sorvetes caseiros, como a máquina de fazer sorvete a partir de frutas congeladas.

Boas combinações de frutas ou sucos com especiarias podem fazer picolés e sorvetes caseiros. Sugestões: manga com canela; manga com gengibre; abacaxi com gengibre; abacaxi com hortelã; melancia com hortelã e gengibre; limão siciliano e gengibre; maracujá e gengibre; coco com água de coco e canela.

Até a próxima!

Hidratante Corporal Bemglô 300ml - Avatim

Hidratante Corporal Bemglô 300ml – Avatim

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *