Guia para reduzir o açúcar na rotina

reduzir o açúcar

É importante tentarmos fazer pequenos ajustes na nossa dieta e estilo de vida, a fim de reduzir o açúcar que consumimos a cada dia. Na verdade, não leva muito tempo para que nossas papilas gustativas se reajustem aos alimentos com menos açúcar e que, uma vez que o fizeram, os alimentos que costumávamos comer e que pareciam muito bons, já não nos parecem tão doces assim.

Tente e veja se você pode seguir estas sugestões e reduzir o açúcar que você ingere a cada dia!

Dicas para reduzir o açúcar no dia a dia

Corte o refrigerante

Sim, é essa a primeira e mais difícil dica a se seguir. Beber uma latinha de refrigerante todos os dias resulta na ingestão de quase um quilo de açúcar no fim do mês. Também devem ser evitados sucos de caixinha, que, apesar do nome, tem mais conservantes, açúcar e corante do que suco, de fato. Para matar a sede, nada melhor do que água, sucos naturais diluídos ou isotônicos, quando se estiver praticando exercícios.

Tirando o açúcar da vista

Retire o açúcar (branco e marrom), o xarope, o mel e o melaço da mesa do café da manhã – fora da vista, fora de si! Também reduza o açúcar adicionado às coisas que você come ou bebe regularmente como cereais, panquecas, café ou chá. Tente cortar a quantidade usual de açúcar que você coloca pela metade e siga diminuindo gradativamente.

Em vez de adicionar açúcar a cereais ou aveia, adicione frutas frescas (tente bananas, cerejas ou morangos) ou frutas secas (passas, cranberries ou damascos). Em vez de comer iogurte açucarado, tenha iogurte simples e adicione frutas frescas ou frutos secos.

Receitas com menos açúcar

Ao assar biscoitos, brownies ou bolos, reduza o açúcar na sua receita pelo menos um terço do seu habitual (tente reduzir até a metade, se possível). Muitas vezes você não notará a diferença.

Uma boa dica é usar extratos como amêndoa, baunilha, laranja ou limão no lugar do açúcar. Você pode também melhorar os alimentos com especiarias: tente usar gengibre, pimenta da quinta, canela ou noz-moscada.

Condimentos

Molhos e condimentos como ketchup, molho HP, picles e maionese podem ser até 30 por cento puro açúcar. Procure diminuir usando alternativas de baixo teor de açúcar ou sem açúcar, como um molho de macarrão à base de tomate, em vez de ketchup, pesto, harissa ou mostarda simples em vez de picles ou houmous em vez de maionese.

O molho de salada pode ser outra fonte de açúcar escondido. Experimente a combinação clássica de um bom azeite virgem e vinagre balsâmico (isso geralmente contém açúcar também, por isso verifique o rótulo), ou o azeite e um aperto de limão. Polvilhe algumas ervas secas ou frescas para obter sabor adicional.

 

Por fim, não se esqueça de sempre olhar os rótulos das embalagens para comparar o teor de açúcar de diferentes alimentos e escolher a menor opção de açúcar e calorias. Nesse post aqui explicamos como selecionar melhor os alimentos prestando atenção no rótulo, confira!

Avental Preto Ecopet Preto Carmen - Rede Asta

Avental Preto Ecopet Preto Carmen – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *