Horta comunitária e a delícia de fazê-la

horta comunitária

Aqui na BEMGLÔ você já viu uma matéria ensinando a fazer uma horta em casa. Agora nós vamos propor um passo adiante. Ou uma solução para quem não tem espaço nem para plantar um manjericão na janela: uma horta comunitária.

Horta comunitária

Tendência mundo afora, principalmente em países como Alemanha e Inglaterra, elas ganham espaço aproveitando pequenos terrenos, áreas abandonadas, partes de praças e até o teto dos edifícios. E aqui no Brasil também já se vê bastante essa iniciativa saudável e gostosa, como a horta das corujas, o teto do Shopping Eldorado, em SP, ou a do complexo de Manguinhos, no Rio de Janeiro, a maior da América Latina com mais de 1 quilômetro.

Além de propor um contato direto com a terra, uma relação próxima com o alimento que será consumido, essa ideia também aproxima os moradores envolvidos na empreitada. As crianças adoram e se divertem acompanhando o crescimento dos legumes e verduras que comerão. Com isso, inclusive, aprendem a se alimentar melhor. Já adultos retomam esse contato enquanto socializam com seus próximos.

Requer um pequeno planejamento que leve em conta o espaço – sim, para começar pode ser aquele canteirinho no jardim do prédio, aquele esquecido – que tenha acesso fácil à água e proximidade de um local onde serão guardadas as ferramentas.

Chame os amigos do prédio ou os vizinhos próximos da pracinha, proponha a ideia primeiramente. Comece com esta semente. Quando a ideia se espalhar proponha uma divisão de tarefas simples, onde cada um tem sua atribuição. As crianças são ótimas pra unir a galera, ainda mais se forem de uma mesma turma de escola, amigos do condomínio ou do bairro e façam outras atividades juntos.

Sugiro que comece com um canteiro de cultivo mais fácil e com mudas prontas como manjericão, alecrim, alface e rúcula, para depois avançar para as plantas que precisam de um estágio em sementeiras: a produção daqueles pequenos vasinhos onde as sementes são plantadas e viram mudinhas. A partir daí é que seguem para o canteiro.

Em poucos meses vocês estarão desfrutando de temperos e hortaliças que vocês mesmos cultivaram, sem agrotóxicos e com diversão inclusa. Que tal?

assinatura-vicente-negrao

 

 

 

 

Repelente de Neem (240 ml) - Uso Animal e Jardinagem

Repelente de Neem (240 ml) – Uso Animal e Jardinagem

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *