A importância da terapia assistida por animais

terapia assistida

Quem nunca precisou ficar internado ao menos uma vez? O ambiente hospitalar pode nem sempre ser um ambiente agradável, e dependendo da sua enfermidade a convivência dentro do hospital pode não ser apenas mais longa como também mais difícil. Na tentativa de minimizar esse estresse, a terapia assistida por animais auxilia em diversos tratamentos médicos, promove uma nova experiência dentro do hospital e proporciona benefícios específicos para uma série de debilitações.

As TAAs não são por si só uma espécie de tratamento, mas um complemento aos acompanhamentos tradicionais em diversos quadros em que o contato com animais pode contribuir de alguma forma, seja animais de pequeno porte e domesticáveis como gatos e cachorros como também de grande porte como cavalos. Como aponta o Portal Educação, “A TAA tem sido eficaz para diferentes deficiências e problemas de desenvolvimento, como paralisia cerebral; desordens neurológicas, ortopédicas e posturais; comprometimentos mentais como a Síndrome de Down, ou sociais, como os distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia e psicoses; comprometimentos emocionais, deficiências visual e/ou auditiva, distúrbio de atenção, de aprendizagem, de percepção, de comunicação e de linguagem, de hiperatividade, além de problemas como insônia e estresse.”

Nesse sentido, a presença de determinado animal dentro desses espaços promove uma interação específica. A Terapia Assistida, portanto, não é somente a presença de pets dentro dos hospitais, mas a sua presença de uma forma clinicamente orientada para seus fins. Para pacientes com deficiências ortopédicas, por exemplo, a equitação é essencial por trabalhar com debilitações posturais. Já numa perspectiva mental, o convívio com animais proporciona aos pacientes com déficit de atenção e socialibilidade maior confiança para demonstrar sentimentos, interagir e se abrir para o mundo quando estão com um pet do que fariam diretamente com a intervenção de um terapeuta. Ainda sob essa ótica comportamental o portal Ciclo Vivo lista alguns benefícios:

– Ajuda a criança a entrar em contato com a realidade e a focalizar a atenção.

– Favorece estados de ânimo positivos, tanto de pacientes como de terapeutas, auxiliando a superar a depressão.

– Aumenta a colaboração entre pacientes e terapeutas.

– Estimula o contato social e gera temas de conversação. Pessoas que evitam o contato físico costumam acariciar os cães com prazer, satisfazendo essa necessidade universal.

– Incentiva as diferentes modalidades de tratamento. Por exemplo, crianças com paralisia cerebral precisam se exercitar, e o fazem com mais prazer com a participação de um cachorro.

– Ajuda pacientes com certas enfermidades a sair do egocentrismo, estimulando a empatia, a aceitação e a confiança mútua.

– Os cães abrem um canal de comunicação emocionalmente seguro com as crianças, que não se sentem julgadas.

– Ensina a responsabilidade e reforça a autoestima, sobretudo quando a criança ajuda a cuidar do cã o.

– Estimula a diversão e a brincadeira, uma distração positiva que ajuda a diminuir a sensação de isolamento.

Mais benefícios da terapia assistida por animais

Para além disso, o contato com animais de qualquer porte tem grande valoração no acompanhamento de idosos em hospitais e até mesmo asilos. Pelas dificuldades que envolvem a fase do idoso, a presença dos pets soma, e muito, para a qualidade de vida dos internos, que encontram um momento de descontração, felicidade, relaxamento, e consequentemente a diminuição do sentimento de solidão, ansiedade e depressão, além de transtornos psicossociais no geral.

Como podemos brevemente observar, é uma terapia que estimula tanto as nossas capacidades mentais, motoras como também afetivas; o físico e o emocional. E por isso é uma técnica terapêutica cada vez mais considerada nos espaços de saúde.

Com esses benefícios em mente, e, por que não, uma forma mais sensível de se trabalhar a medicina, a prefeitura de São Paulo promove gratuitamente o curso “A importância da relação do homem com o ambiente – Terapia assistida por animais”, como divulga o portal ECycle. Serão 4 encontros a partir do próximo dia 7, às 9h na sede da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, no Jardim Luzitana. Clique aqui e confira mais sobre essa oportunidade.

 

Cama De Gato - Crafta

Cama De Gato – Crafta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *