Equilíbrio financeiro: como dar o pontapé inicial?

equilíbrio financeiro

 

O planejamento, seja das coisas que pretende fazer ou do que pretende comprar, é a boa chave para viver uma vida tranquila e com as contas em dia! O fato de planejar implica em um compromisso. Energeticamente, quando você planeja já está no caminho da realização dos seus sonhos e de construir uma vida mais tranquila para você e sua família. E o equilíbrio é o primeiro passo para uma vida mais serena. Equilíbrio no trabalho, nos afetos e, por que não, equilíbrio financeiro?

Independentemente da idade ou do tempo, o pensamento de que qualquer hora é a hora de começar algo novo ou recomeçar um projeto que abandonou, é um bom companheiro. Porém, sem dinheiro, pouco se pode fazer. Em momentos difíceis, é preciso ter força de vontade para dar a volta por cima. Muitas pessoas que passaram por dificuldades econômicas arregaçam as mangas e conquistam o tão sonhado equilíbrio financeiro através de muito foco, organização e empenho.

Lembre-se que a qualquer momento de nossa vida podemos mudar. Ter a coragem de corrigir a rota, mudando algo que não está legal, é muito importante para a realização de um projeto sonhado. Não tenha medo de confiar em sua capacidade. Se jogue!

Assista esse vídeo da expert Nathalia Arcuri e aprenda a fazer metas, para realizar seus projetos de vida.

Mudar nossos hábitos ajuda a alcançar um melhor equilíbrio financeiro

Existem alguns passos importantes que precisamos ter em mente para encontrarmos o equilíbrio saudável na nossa vida financeira.

1 – Tenha metas

A primeira pergunta que devemos nos fazer é: para o que queremos dinheiro? Quais são os nossos sonhos? O que precisamos agora e o que pode aguardar até amanhã ou depois? Ter metas de curto, médio e longo prazo é super importante para termos um foco na hora de gastar. É um processo saudável aprender a organizar os nossos sonhos, mesmo que alguns precisem aguar na gaveta por mais um tempo.

2 – Organize as finanças

Anotar os nossos sonhos não basta. Precisamos continuar a organização e anotar também quais são os nossos gastos do dia a dia. Não importa se ganhamos pouco ou muito, é sempre útil colocar no papel e ver o que essas contas significam. A gente pode querer fugir dos números, mas este é um passo necessário para nosso equilíbrio financeiro. As vezes não percebemos o quanto gastamos com besteiras, mas anotar vai nos ajudar com isso.

3 – Saiba negociar

Uma coisa que todo brasileiro tem é a lábia. Como a gente gosta de uma conversa e de conhecer gente nova, não é mesmo? Nada mais justo do que usar esse nosso jeitinho na hora de negociar. Não tenha vergonha de pedir desconto, questionar preços ou formas de pagamento. Somos todos trabalhadores e sabemos como é o nosso dia a dia. Na hora de comprar, é importante encontrar o equilíbrio entre o que o vendedor pode oferecer e o que vai te satisfazer enquanto cliente. Assim ninguém sai perdendo.

4 – Desperdício nunca!

Em qualquer área da vida, eu acredito que a gente nunca deve desperdiçar. Não podemos desperdiçar boas oportunidades, um tempo a mais com a família e jamais desperdiçar comida. Dinheiro então, nem se fale. Se estamos querendo reorganizar nossa vida financeira, observe onde está desperdiçando e corte o mal pela raiz. Tenha consciência do que você realmente precisa,  usa e cabe no seu bolso. Essa é a matemática do equilíbrio financeiro. Pode ser nos atos simples: perceba o que sempre sobra da compra do mês, aquela rouba que comprou e não usou, compreenda o seu perfil ajuste os gastos às suas reais necessidades.

5 – Pesquise

Um hábito que faz parte de todos esses passos e que já me ajudou muito é o da pesquisa. Pesquise! Busque aquela loja que vende o que precisa mais em conta, ou aquele mercado que tem sempre uma promoção. A internet ajuda muito a gente na hora de pesquisar o melhor preço. Não compre no impulso, porque consumo automático não faz bem para o nosso bolso e para nosso equilíbrio  enquanto pessoa consciente.

 

 

Essas são dicas simples, mas muito úteis no dia a dia. São passos que na correria da rotina a gente se esquece, mas que podem fazer grande diferença em nossas vidas. Não se esqueça, economizar é o primeiro passo para o equilíbrio financeiro!

Até semana que vem!

Beijos,

 

 

 

 

 

Sabonete Líquido Bemglô 300 ml - Avatim

Sabonete Líquido Bemglô 300 ml – Avatim

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *