Inhotim: uma experiência singular combinando arte e natureza

Inhotim

Um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina está localizado em Brumadinho (Minas Gerais), uma cidade com 30 mil habitantes, a apenas 60 km de Belo Horizonte. O Instituto Inhotim agrada não só pelas galerias e instalações de arte contemporânea, mas também pela espetacular área verde e jardins que fazem dele um lugar único.

O Inhotim é bem grande: 140 hectares de área visitável divididos em pavilhões, esculturas e muita área verde. Em um dia dá para aproveitar bastante, mas não dá para ver tudo. Assim, se você possuir um roteiro flexível e puder escolher, nem pense duas vezes, hospede-se em Brumadinho e curta o Inhotim como ele merece ser visto: sem pressa! Porém, se não for possível, não tem problema! Selecione os assuntos que mais te interessam que com certeza você aproveitará ao máximo o seu tempo!

A área de visitação do Inhotim compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d’água. O jardim botânico tem 4.300 espécies em cultivo e está cercado por mata nativa, com trinta por cento de todo o acervo em exposição para o público.

Conhecendo um pouco do Instituto Inhotim

Além das galerias dedicadas a exposições individuais de artistas e das obras externas permanentes, quatro galerias – Fonte, Lago, Mata e Praça – recebem exposições temporárias de obras que integram a coleção de arte contemporânea que, atualmente, conta com mais de 700 trabalhos de cerca 200 artistas de diferentes países do mundo.

O museu agrada até os que não gostam muito de arte pelo simples fato de que lá você é convidado o tempo todo a se relacionar com as obras e ter os seus sentidos aguçados. Para isso, muitas das instalações são interativas e completamente imersivas, seja te fazendo pisar em vidros, se perdendo em um labirinto ou até mesmo plantando uma árvore. Lá, você não é um observador comum, você faz parte de tudo.

Confira abaixo uma breve entrevista do fundador do Instituto Inhotim, Bernardo Paz, e aproveite para visualizar um pouco das belezas desse museu a céu aberto:

 

Os jardins do Inhotim impressionam desde a saída do estacionamento, com um corredor de palmeiras que te guiam até a recepção do parque. Passada a entrada, siga reto e aproveite a caminhada para respirar o ar puro do parque e contemplar o lago lindo do seu lado esquerdo.

Se você estiver visitando o instituto em um dia de sol, especialmente no verão, não se esqueça de levar protetor solar e uma boa garrafinha d’água dentro da sua bolsa! Além disso, leve consigo roupa de banho. Existem duas piscinas maravilhosas disponíveis para o uso do público: uma no circuito laranja e outra dentro da Galeria Cosmococa.

Às Quartas-feiras, exceto feriados, a visitação é gratuita. Nas Terças, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados o ingresso custa R$ 44,00 (inteira). Para mais informações obre meia entrada, transporte dentro do parque, exposições e muito mais, acesse: http://www.inhotim.org.br/visite/

Bolsa Ecobag Ecopet Amarelo Sereia Rosa Alça de Corda Shalom - Rede Asta

Bolsa Ecobag Ecopet Amarelo Sereia Rosa Alça de Corda Shalom – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *